A Defesa Civil de Maceió está se preparando para o período chuvoso de 2026, com foco no monitoramento climático e ações preventivas, em resposta à previsão de intensificação das chuvas devido ao fenômeno La Niña.
O meteorologista Hugo Carvalho indicou que o La Niña deve continuar até o início de 2026, podendo ser seguido pelo El Niño, enquanto outros fatores climáticos também influenciam as chuvas na região.
O planejamento do Previne 2026 inclui mapeamento de áreas de risco, obras de contenção e visitas técnicas, além de ações operacionais como aplicação de lonas de proteção e vistorias preventivas, com lançamento previsto em breve.
A Defesa Civil de Maceió já iniciou a preparação para o período chuvoso de 2026, alinhando o monitoramento climático às ações preventivas que são executadas pelo município. Conforme análise do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), o início do próximo ano deve permanecer sob influência do La Niña, fenômeno que pode favorecer a intensificação das chuvas no Nordeste.
LEIA TAMBÉM
“O fenômeno La Niña deve seguir atuando até o início de 2026, podendo migrar para neutralidade no primeiro trimestre. Há também indicativos de retorno do El Niño na segunda metade do ano, o que poderemos confirmar somente após as próximas atualizações”, explica o meteorologista Hugo Carvalho.
O técnico reforça, ainda, que o La Niña é apenas um dos fatores moduladores do clima e outros elementos também interferem nos volumes de chuva da região.
Previne 2026
Enquanto o monitoramento climático segue em tempo real, a Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Riscos da Defesa Civil (DPR) está estruturando o planejamento do Previne 2026, que inclui:
Já a Diretoria Operacional organiza o conjunto das ações de campo que antecedem o período chuvoso, entre elas:
A Defesa Civil de Maceió destaca que o Previne 2026 será lançado em breve, reunindo todas as ações preventivas planejadas para o ano e reforçando o compromisso com a redução de riscos na capital.
LEIA MAIS
+Lidas