Saúde

Laranja engorda ou emagrece? Descubra se a fruta pode ajudar a dieta

Metrópoles | 12/07/21 - 20h11
Reprodução

Apesar de ser uma fruta bastante polêmica para quem está tentando perder peso, a laranja, na verdade, pode ajudar a emagrecer. Rico em fibras, água e vitamina C, nutrientes importantes que ajudam a controlar a fome, o alimento também estimula o organismo a eliminar o excesso de líquidos e desintoxicar o corpo, contribuindo para a perda de peso.

Mas, para que seja possível emagrecer consumindo a fruta, é importante priorizar a laranja com o bagaço, pois a região contém a fibra que ajuda a controlar o apetite.

Apesar de ajudar no emagrecimento, quando consumida em excesso, usada em doces com açúcares adicionados ou na forma de suco, a laranja pode engordar. Apesar de ser saudável e natural, cada laranja tem, em média, 90 calorias, e preparações como doces e sucos usam grandes quantidades de açúcar e poucas fibras, o que favorece o aumento da fome, podendo levar ao ganho de peso.

Como usar a laranja para emagrecer

Comer entre 1 a 3 porções de 80g de laranja por dia pode ajudar em dietas para emagrecer, pois apesar de a fruta conter frutose, um açúcar natural, a laranja com bagaço é rica em fibras, ajudando no controle da fome e promovendo a perda de peso.

Além da forma natural, a laranja com bagaço pode ser utilizada como acompanhamento de iogurtes e em saladas no almoço ou jantar.

A casca da laranja também ajuda no emagrecimento, pois é rica em fibras, fundamental para controlar a fome, promover a perda de peso e pode ser utilizada em receitas caseiras como chás, refrigerantes naturais e bolos.

Além de ajudar a emagrecer, comer a laranja com bagaço também traz outros benefícios para a saúde, como redução do colesterol ruim, manutenção da saúde do coração e fortalecimento do sistema imunológico.