A sarcopenia, doença que causa diminuição da força e perda de músculos principalmente durante o envelhecimento, é um problema que afeta cerca de 15% das pessoas acima dos 60 anos. Tendo em vista que a alimentação pode ser uma das maneiras de enfrentar a condição, pesquisadores analisaram diferentes tipos de leite para entender qual deles seria a melhor opção para garantir a saúde muscular.
Os resultados, publicados na revista científica Food Science & Nutrition, mostraram que o leite de cabra com baixo teor de gordura e fortificado com vitamina D e cálcio é melhor para evitar a perda de músculos do que o leite de vaca.
"Sarcopenia e fragilidade têm vias comuns, sendo ambas consideradas fortes preditores de incapacidade. Identificar biomarcadores que podem ser usados para intervenção precoce pode ser crucial para a prevenção precoce da incapacidade", escreveram os autores.
Para a pesquisa, a equipe alimentou camundongos com sarcopenia com leite integral de cabra, leite de cabra com baixo teor de gordura, leite de cabra com baixo teor de gordura e leite integral de vaca. Dessa forma, descobriram que, além de ajudarem na massa muscular, os leites de cabra com baixo teor de gordura foram benéficos para a microbiota do intestino.
"A modulação da microbiota intestinal reforçou ainda mais o papel dos laticínios na saúde muscular, sugerindo potenciais mecanismos mediados pelo microbioma. Essas descobertas fornecem evidências experimentais para otimizar estratégias nutricionais baseadas em laticínios na prevenção e no manejo da sarcopenia", conclui a equipe.
LEIA MAIS
+Lidas