Os donos dos quadriciclos apreendidos em uma operação ambiental na Praia do Gunga, no município de Roteiro, no Litoral Sul do Estado, se reuniram com técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para solicitar a liberação dos veículos e apresentar uma proposta para o licenciamento da atividade de passeio.
LEIA TAMBÉM
Vários veículos foram apreendidos no último sábado, 13, durante uma operação do IMA e do Batalhão da Polícia Ambiental, após a divulgação de um vídeo onde quadriciclos foram flagrados esmagando ninhos de tartarugas em fase de desova.
De acordo com o advogado do grupo de proprietários dos veículos, Marcos Cotrin, a reunião foi produtiva e outra deverá ocorrer até o final dessa semana, para que o órgão defina o posicionamento sobre os veículos. “Hoje iniciamos a conversa para a liberação dos veículos e para apresentação do projeto que vai ter todo o licenciamento para isso”, esclareceu.
O coordenador de Licenciamento do IMA, Leonardo Vieira, explicou que os veículos só serão liberados mediante pagamento da autuação e assinatura de termos de compromisso de que não voltariam a cometer infração, mas explicou que há alternativas para resolver o impasse. “Eles podem recorrer judicialmente, ou fazer a defesa administrativa aqui no IMA”, informou.
O assessor executivo do IMA, Ricardo Freitas, disse que o proprietário dos quadriciclos foram autuados em R$ 28 mil e que eles poderão se tornar parceiros do órgão ambiental para ajudar na preservação do local.
“Nós não queremos impedir a realização da atividade que eles alegam que fazem há mais de 30 anos. Queremos é que eles se tornem parceiros do IMA, ajudando a proteger e atuando como fiscais voluntários”, concluiu.
+Lidas