A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas afirmou, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 29, que o líder da organização criminosa Comando Vermelho, Kayo Nascimento de Magalhães, em Alagoas está foragido e escondido no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo secretário executivo da SSP, coronel Patrick Madeiro.
LEIA TAMBÉM
"Ele é alagoano, tem o vulgo chamado '99'. Está escondido no Rio de Janeiro. Temos a localização desse elemento. Os mandados de prisão dele já foram passados para as forças de segurança pública do Rio de Janeiro, que hoje sofre com um grande reduto de foragidos de outros estados, que vivem na segurança daqueles morros do RJ. Uma criminalidade totalmente peculiar, em que as forças de segurança de lá têm realizado enfrentamento constante".
A operação contra a facção que atua nas regiões de Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte e Maceió foi iniciada nesta manhã. Até a coletiva, 27 prisões tinham sido confirmadas e outros 23 mandados estavam em andamento. Todos os alvos foram enquadrados por formação de organização criminosa. Há também mandados pelos crimes de homicídios e tráfico de drogas.
"O líder da facção é um covarde, que fica homiziado no Rio de Janeiro e fica manipulando alguns dos elementos aqui. Que hoje tiveram resultado com a Polícia Militar e a Polícia Civil batendo na porta deles, fazendo a justiça ser cumprida. Tirando da sociedade e os colocando onde merecem estar: no Sistema Prisional", disse o coronel.
A operação "Comando Vermelho 2" mobilizou um dos maiores efetivos policiais já empregados em ações integradas no estado. Ao todo, a operação cumpre 84 mandados judiciais, sendo 50 de prisão e 34 de busca e apreensão.
"Os líderes dessa facção que atuam em Alagoas não estão aqui. Eles residem de forma refugiada no Rio de Janeiro, porque não têm coragem de vir para cá, pois sabem que a SSP juntamente com o Ministério Público e o Poder Judiciário vão dar essa resposta", disparou Madeiro.
O coronel destacou ainda que a operação desta terça-feira tem resultado bastante significativo para o município de Rio Largo. "Por sua localização e proximidade com Maceió, tinha sofrido algumas ações do tráfico de entorpecentes. Com isso, pretendemos minimizar até acabar como um todo a incidência criminal de tráfico naquela região".
Fortalecimento do Disque Denúncia - Segundo o secretário executivo, o Disque Denúncia deve receber aprimoramento no site da secretaria para que a população possa contribuir ainda mais com informações anônimas.
"Temos a prisão de 27 e temos mais 23 foragidos, que dentro em breve iremos apresentar os rostos desses elementos em portal próprio da SSP, que vai fortalecer o Disque Denúncia, 181. Não basta só ter o nome do elemento, vamos colocar a foto desses elementos para que a sociedade participe realizando a denúncia de forma sigilosa, anônima e segura para que as forças de segurança e capturem esses elementos onde eles estiverem".
LEIA MAIS
+Lidas