Maceió

Limpeza emergencial na ETA Pratagy pode afetar abastecimento d'água em 20 bairros de Maceió

Ascom Casal | 19/04/24 - 17h33
Reprodução

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) efetua, desde as 8h desta sexta-feira (19), o trabalho de limpeza de um dos dois módulos da estação de tratamento de água (ETA) do Sistema Pratagy. Esse asseamento é comumente realizada em regime trimestral, porém, precisou ser executada hoje, em caráter emergencial, por conta do acumulo de sedimentos ocasionado pela quadra chuvosa. Por conta disso, o abastecimento pode ser afetado em vários bairros da capital. 

O abastecimento pode ficar instável nas seguintes localidades: Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Pontal da Terra, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta, Farol, Pitanguinha, Jacintinho e Mangabeiras. 

Ocorre que as precipitações têm carreado volume significativo de matéria sólida para o manancial onde é captada a água bruta (a que está nas condições em que é encontrada no meio ambiente) a ser tratada na ETA. Como essa estação está recebendo uma quantidade excessiva de sedimentos, ela precisa passar por limpezas com maior frequência.

A previsão é de que esse serviço de asseamento seja concluído as 14h da tarde de hoje (19). Nesse entretempo, o Pratagy segue operando com vazão reduzida a 50% da vazão normal de trabalho — o que pode ocasionar irregularidade temporária no abastecimento de Maceió. Após a conclusão do serviço, o Sistema voltará a trabalhar com sua capacidade integral.