Livro sobre trajetória de Graciliano Ramos como gestor público é lançado em Maceió

Lançamento foi atração na abertura da Feira dos Municípios Alagoanos; idealizada por servidores do Tribunal de Contas, obra destaca o olhar do escritor para além da literatura

Publicado em 23/01/2026, às 09h25
Lançamento de obra sobre o gestor Graciliano Ramos fez parte da programação do TCE na Feira dos Municípios Alagoanos - Foto: Agência Alagoas
Lançamento de obra sobre o gestor Graciliano Ramos fez parte da programação do TCE na Feira dos Municípios Alagoanos - Foto: Agência Alagoas

Por Redação

A 13ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos, realizada em Maceió, marcou o lançamento do livro 'Relatórios de Graciliano Ramos', que analisa a gestão pública do autor enquanto prefeito de Palmeira dos Índios, destacando sua contribuição para a transparência administrativa.

Escrito por servidores do Tribunal de Contas de Alagoas, o livro visa ressaltar a importância de Graciliano não apenas como escritor, mas também como um gestor público inovador, que introduziu práticas de controle externo antes mesmo de serem exigidas legalmente.

O lançamento, que contou com a presença de autoridades locais, reforça o compromisso do Governo de Alagoas em preservar a memória de Graciliano Ramos e promover a cultura alagoana, com planos de expandir essa iniciativa em eventos futuros.

Resumo gerado por IA

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos marcou presença, nessa quinta-feira (22), na abertura da 13ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos, que acontece até o próximo domingo, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, palco do lançamento de mais um importante livro.

Publicada em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), a obra “Relatórios de Graciliano Ramos: o legado de um gestor público sob a perspectiva do controle externo” aborda as prestações de contas apresentadas por Graciliano enquanto prefeito da cidade de Palmeira dos Índios-AL (1928-1930).

O livro foi escrito por três servidores do TCE-AL: o diretor técnico da Escola de Contas, Perroneo Tojal, e as assessoras jurídicas Kézia Sayonara e Cláudia Albuquerque, responsáveis por toda a análise de documentos e relatórios deixados por Graciliano. Segundo os autores, o objetivo central da publicação é ressaltar a trajetória pública de um dos maiores nomes da literatura nacional, destacando sua visão crítica sobre gestão, transparência e responsabilidade administrativa.

A obra já havia sido lançada durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que aconteceu em dezembro do ano passado, em Florianópolis-SC. Porém, faltava uma cerimônia destinada ao público alagoano, razão pela qual o TCE escolheu a feira dos municípios.

Para o diretor-presidente da Imprensa Oficial, o lançamento é mais uma demonstração do compromisso do Governo de Alagoas em preservar a memória de Graciliano Ramos, incentivando, permanentemente, a produção literária e a cultura alagoana.

“É sempre uma honra poder contribuir junto a uma instituição como o Tribunal de Contas. Além disso, esse livro é mais do que uma obra dedicada ao patrono e ex-diretor da nossa editora, já que destaca o olhar de Graciliano para além da literatura, apresentando-o como um exemplo, para a surpresa de muitos, também na gestão pública”, afirmou Mauricio Bugarim.

Presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, o conselheiro Fernando Toledo, por sua vez, destacou a importância da parceria com a Imprensa Oficial, parabenizando todos os profissionais que se envolveram no processo de confecção do livro.

“Nós precisávamos fazer uma obra que fosse acessível, e isso só foi possível graças ao apoio da Imprensa [Oficial]. O livro ficou impecável. Ele mostra que foi Graciliano quem deu os primeiros passos na seara do controle externo, e de forma voluntária, visto que, à época, ainda não existia nenhuma exigência legal nesse sentido. Seus relatórios, inclusive, carregam uma certa dose de humor, de modo que a leitura se torna ainda mais prazerosa”, destacou o conselheiro.

Sobre Graciliano Ramos - Graciliano Ramos (1892-1953) é um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Sua escrita, marcada pela precisão das palavras, pela força narrativa e pela crítica às relações sociais, produziu obras intensas e profundamente ligadas à realidade.

Criado em cidades do interior de Alagoas e Pernambuco, atuou como jornalista, cronista e revisor de jornal. Exerceu cargos públicos, entre eles o de prefeito de Palmeira dos Índios – onde seus relatórios administrativos ficaram célebres pela clareza e rigor – e o de diretor da Imprensa Oficial de Alagoas, tendo publicado livros para os públicos adulto e infanto-juvenil.

A obra de Graciliano Ramos, portanto, permanece como referência fundamental pela sua potência estética, ética e política.

E para referendar o talento de Graciliano, em 2025, por ocasião da 11ª da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a Imprensa Oficial também lançou a Coleção Graciliano Ramos, que reúne sete títulos: Vidas Secas, Caetés, Angústia, São Bernardo, Histórias de Alexandre, A Terra dos Meninos Pelados e Minsk.

Gostou? Compartilhe