A história da Macarronada do Edson não trouxe apenas a nostalgia dos anos 90, mas sobretudo o renascimento da iguaria alagoana, através de Fernandinho, filho de coração de Edson, que agora leva as boas lembranças do macarrão ao molho de extrato de tomate, com galinha à cabidela, leitão, camarão ou a tradicional francesa, às residências alagoanas por meio do serviço “Chef em sua casa”. O post obteve 2.141 acessos e, em segundo lugar, com 1.811 visualizações, veio o restaurante Trapiá (especializado em carnes grelhadas) do chef Elias, na cidade de Viçosa. Em terceiro lugar, temos o inusitado milk shake de caldo de cana, do Bodega do Sertão, acessado 1.484 vezes.
LEIA TAMBÉM
Vamos recordar:

Macarronada do Edson é um capitulo saboroso da gastronomia alagoana
Macarronada do Edson – Com o titulo “Lembra-se da macarronada do Edson? Vamos provar!”, o blog trouxe ótimas recordações da célebre Macarronada localizada à Rua da Soledade, na Ponta Grossa, um bar simples que fez sucesso nas décadas 70/80/90. O estabelecimento era a estrela da gula alagoana, um lugar que abrigava todas as ideologias, classes, tudo na santa paz, e onde se devorava as delicias da casa. O empreendimento infelizmente fechou logo após o suicídio de seu idealizador, Edson, há mais de 20 anos.
Mas o seu filho de coração, Fernando Elias Gomes dos Santos, o famoso Fernandinho, uma espécie de relações públicas do restaurante, herdou o saber e o fazer da macarronada. O bom garoto, que jogava no CSA, ficava de butuca vendo como a cozinheira, a “chef” Dolores, preparava as simples, mas famosas e saborosas receitas.

Fernandinho e Ciçinha, mantêm a tradição do Edson e Zefinha
Fernandinho agora é chef vai à sua casa, ou seja, é só contratá-lo para saborear os manjares da macarronada do Edson, dentre os quais se destacam: galinha ao molho pardo, camarão (ao molho ou à francesa) e pernil. Ele conta com o auxilio precioso de Cicinha, filha da saudosa Lourdes, cozinheira-chefe do Buraco da Zefa (infelizmente não conheci), outro lugar pitoresco, igualmente recanto de boas conversas e ótima comida.
Telefone para contato: 98836-5838. Confira a postagem: https://blog.tnh1.com.br/nidelins/2016/12/13/lembra-se-da-macarronada-do-edson-vamos-provar/

Galinha ao molho pardo, sucesso da macarronada do Edson
Trapiá, Viçosa

Costela de boi do Trapiá, na cidade de Viçosa
A cultura gastronômica está em voga em Viçosa. Há cerca de quatro anos, o senhor de cabelos brancos e de voz rouca, Elias Vasconcelos, filho da terra, transformou o destino alagoano em roteiro da gastronomia com o seu restaurante Trapiá, no povoado Tangil. Da sua cozinha saem maravilhas, desde a salada de 16 itens, a mais cobiçada da cidade, à costela de boi (corte batizada de Janela) que derrete no céu da boca.
Segundo Rafael, o sócio do restaurante, Janela é o nome dado ao corte da costela retirada do centro da peça, a melhor parte e a mais macia. Tem ainda a a costela minga, ponta de peito, e ripa da chuleta.

Chef Elias com uma de suas facas afiadas
Elias, que também é chef, faz alguns lembretes: no recinto não tem cardápio e só atende com reservas. “Faço tudo, da buchada de galinha até as carnes grelhadas, mas tem que ligar para fazer reserva, porque alguns ingredientes são adquiridos em outras cidades”, avisa o alagoano, apaixonado por gastronomia. Restaurante Trapiá: Povoado Tangil, Viçosa, Alagoas – Telefone: (82) 99625-4848 (82) 3283-1123/ Funciona com reserva aos sábados e domingos das 11h até às 15h

Costela suína, uma das maravilhas da cozinha do Elias
Bodega do Sertão

milk-shake de caldo de cana é geladinho, cremoso, docinho e vem coroado com raspas de rapadura.
O restaurante alagoano lançou, no final de 2016, o milk shake de caldo de cana. Oficialmente a iguaria entrou em cartaz no dia 1º de janeiro de 2017, no tradicional café da manhã do restaurante. O milk shake de caldo de cana é geladinho, cremoso, docinho e vem coroado com raspas de rapadura.
Para incrementar mais ainda o sabor, adicione pingos de limão, e a bebida sagrada dos nordestinos vai provocar sensações de felicidade. “Uma coisa é certa, é a melhor glicose de todos os tempos”, ressalta Nado Freire, proprietário do restaurante, alegre com a criatividade da equipe do Bodega do Sertão, que encerrou mais um ano com casa cheia e a comida cada vez melhor.Bodega do Sertão: Avenida Júlio Marques Luz, 62 – Jatiúca. Telefone (82) 3327-4446.
LEIA MAIS
+Lidas