Maceió já registra 77% das chuvas previstas para o mês e pode atingir 100% no fim de semana

Publicado em 13/02/2026, às 09h46
Arquivo/Theo Chaves/TNH1
Arquivo/Theo Chaves/TNH1

Por TNH1 com Secom Maceió

Maceió já acumulou 77% do volume de chuvas esperado para fevereiro em apenas 13 dias, com previsão de atingir 100% neste fim de semana, o que pode causar impactos significativos na infraestrutura e segurança da população.

Até agora, foram registrados cerca de 61,6 mm de chuva, com 35 mm caindo em um único dia, sendo o bairro de Cruz das Almas o mais afetado pelas precipitações intensas.

Em resposta à situação, a Defesa Civil reforçou suas equipes operacionais e de monitoramento, alertando a população sobre os riscos de chuvas, ventos fortes e raios, além de incentivar o cadastro no sistema de alerta para receber informações sobre emergências.

Resumo gerado por IA

Somente nos primeiros 13 dias de fevereiro, a capital alagoana já registrou 77% do volume de chuvas esperado para todo o mês e pode atingir 100% ainda neste fim de semana. Os dados são da Defesa Civil de Maceió.

Segundo o órgão, o levantamento considera a média histórica de precipitações em Maceió, que aponta uma expectativa de 80 milímetros de chuva para fevereiro. Até o momento, já foram acumulados cerca de 61,6 mm nos primeiros dias do mês.

Apenas entre a tarde do último sábado (07) e a manhã do domingo (08), foram registrados 35 milímetros de chuva após um temporal na capital. Ainda de acordo com a Defesa Civil, o bairro de Cruz das Almas foi o que apresentou a maior incidência nesse período.

Equipes reforçadas

A Defesa Civil reforçou, nesta sexta-feira (13), as equipes operacionais e de monitoramento para atender à população. Isso porque a previsão do tempo indica a possibilidade de chuvas que podem se estender até sábado (14).

Além da chuva, as projeções apresentam também possibilidade de rajadas de vento e incidência de raios, o que pode agravar os danos, sobretudo para pessoas que residem em áreas vulneráveis.

“A população deve ficar atenta e acionar a Defesa Civil de Maceió a qualquer sinal de perigo, ligando gratuitamente para o 199. É também importante o cadastro no sistema de alerta para receber os avisos do órgão no aparelho telefônico. O cidadão deve enviar seu CEP por mensagem de texto para o número 40199 e, a partir disso, já estará cadastrado”, divulgou o órgão. 

Gostou? Compartilhe