A pandemia de Covid-19 fez com que OS cuidados com algumas doenças fossem deixados de lado, e esse relaxamento já é percebido no aumento das chamadas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), 334 novos casos dessas infecções foram registrados no mês de agosto.
LEIA TAMBÉM
Dessas infecções, 53 são casos de HIV, vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), que é caracterizada pelo ataque ao sistema imunológico e se destaca por carregar o estigma de incurável.
O médico infectologista Fernando Maia conversou com a TV Pajuçara/ Record TV e alertou para a importância dos cuidados para prevenção dessas doenças. Ele também reforçou os ganhos possibilitados aos pacientes confirmados com o vírus a partir da testagem e descoberta do HIV ainda na fase inicial. Assista:
"Houve tempos em que esse exame demorava semanas para se fazer, mas agora mudou. Qualquer um pode fazer o exame e tem o resultado no mesmo dia. A pessoa que toma o remédio direitinho tem a expectativa de vida igual a de qualquer outra pessoa, vai ter uma vida normal. É muito importante fazer o diagnóstico precoce, porque consegue evitar que a doença [Aids] apareça", disse o especialista.
Veja onde fazer o teste - A SMS disponibiliza testes rápidos gratuitos que detectam a condição em poucos minutos. O serviço é ofertado em todas as unidades de saúde da capital e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona no Bloco I do PAM Salgadinho, no Centro.
Para fazer o teste rápido nas unidades de saúde e no CTA do PAM Salgadinho, basta comparecer nos locais, de segunda a sexta-feira. É preciso apresentar documento de identidade, comprovante de residência e cartão SUS. Nos casos de pessoas em situação de rua, que não apresentem documentos pessoais, o teste, ainda assim, é realizado e o resultado liberado. Usuários com diagnóstico positivo são encaminhados para os centros de atenção especializada, que são o Hospital Escola Dr. Helvio Auto – Trapiche da Barra; Hospital Universitário Professor Alberto Antunes– Tabuleiro do Martins e o Bloco I, do PAM Salgadinho.
LEIA MAIS
+Lidas