por Lelo Macena
Publicado em 29/11/2025, às 16h24
Um novo boletim de balneabilidade desta semana do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) identificou 11 trechos de praias impróprios para banho em Maceió, conforme análise divulgada no último dia 26 de novembro. Os pontos avaliados na capital vão do Pontal da Barra ao Mirante da Sereia.
LEIA TAMBÉM
Os trechos considerados impróprios concentram-se principalmente no Pontal da Barra, abrangendo áreas como a Avenida Assis Chateaubriand, nas proximidades do BOPE, além de um trecho próximo ao Sindifisco e outro cerca de 500 metros ao norte do Emissário da Casal.
Também foram classificados como inadequados dois pontos da Praia da Avenida, um em frente ao posto Shell da Avenida da Paz e outro na interseção da Avenida Assis Chateaubriand com a Rua Barão de Anadia.
Na orla mais turística, há trechos impróprios na Ponta Verde, incluindo a área em frente à Corretora Márcio Raposo e outro entre as ruas General João Saleiro Pitão e Rubens Canuto. A lista se completa com a Praia de Jatiúca, na altura do Hotel Maceió Atlantic, e o trecho do Rio Pratagy, sob a ponte da AL-101 Norte, também classificados como impróprios.
Os demais pontos da capital, incluindo áreas da Pajuçara, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Mirante da Sereia e Ipioca, foram classificados como próprios para banho.
Praias de Alagoas
No restante do estado, o levantamento demonstra que a maior parte das praias continua própria para banho. No litoral Sul, apenas o Rio Niquim, na Barra de São Miguel, foi considerado impróprio, enquanto as demais áreas monitoradas apresentaram condições favoráveis.
Já no litoral Norte, três trechos de Maragogi foram identificados como inadequados para banho: a Foz do Rio Salgado, a Foz do Rio Maragogi e a Foz do Rio Persinunga, locais que tradicionalmente apresentam maior risco de contaminação por ficarem sob forte influência de cursos d’água.
LEIA MAIS
+Lidas