Em Maceió, 10.970 crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e de 6 a 11 sem comorbidades tomaram vacina contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as quase 11 mil crianças representam 11,24% da população pediátrica elegível para a vacinação.
LEIA TAMBÉM
O secretário executivo da Prefeitura de Maceió, Claydson Moura, ressaltou que nenhuma das crianças vacinadas na cidade apresentou reações adversas. "As crianças estão super bem. Só em Maceió são mais de 10 mil vacinadas e no Brasil e no mundo não há registros de adversidades atribuídas às vacinas, pelo contrário, as vacinas salvam vidas, foram feitas para isso e a gente precisa confiar", frisou.
Moura também lamentou a disseminação de fake news com relação à vacina e os prejuízos da ação criminosa para a saúde da população.
"O que as pessoas chamam de fake news, eu chamo de canalhice. Mexer com a ingenuidade e pouca informação das pessoas é canalhice. Estamos lidando com uma pandemia gravíssima que já matou milhares de brasileiros e o que a gente precisa espalhar é amor e empatia", acrescentou o secretário executivo.
Maceió está vacinando crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e a partir de 6 anos sem comorbidades. As doses aplicadas, até então, são as da Pfizer na versão pediátrica. A Anvisa, no entanto, já aprovou o uso da CoronaVac na mesma versão também para crianças, a exemplo do que já tem sido feito em outros países.
A vacinação infantil em Maceió está acontecendo nos postos instalados no Maceió Shopping, em Mangabeiras, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, no Terminal do Osman Loureiro, no Clima Bom e no Papódromo, no Vergel do Lago. Os quatros pontos contam com raias separadas e espaços temáticos para o público infantil. Maceió também está promovendo a ação "Domingo da Criança", quando os pequenos são recebidos nos postos de aplicação aos domingos por personagens infantis.
LEIA MAIS
+Lidas