Mãe de Renan diz que namorada dele pediu desculpa: 'Ele não morreu sozinho'

Publicado em 30/04/2022, às 07h22
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Por Uol

Clarice Silva, mãe de Renan Silva Loureiro, 20, morto em um assalto no bairro do Jabaquara, em São Paulo, contou da emoção que sentiu ao ver a namorada do filho, que estava ao lado dele no momento da morte, durante o enterro do jovem.

"Ela veio me pedir desculpas, está extremamente abalada, se sentindo culpada. Falei para ela que ela foi de extrema coragem de ter permanecido ali, porque o Renan gritou para ela sair", contou Clarice em entrevista à Band.

Emocionada, Clarice disse que se sentiu grata pela presença da jovem no local. A namorada de Renan não teve a identidade revelada por precaução.

"Graças a esse gesto dela ele não morreu sozinho. Sinto tanto por ela. Se já é terrível para mim, imagina para ela que vivenciou aquilo?", disse.

A mãe do jovem contou que é constantemente atormentada pelas imagens do filho sendo assassinado e disse que o irmão mais novo de Renan estava ao lado dela quando ela recebeu a notícia da morte por telefone.

Renan foi enterrado na terça-feira (26), no Cemitério da Lapa, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo.

Confissão e detalhes do crime

Vídeos feitos dentro da sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) após a prisão do suspeito do crime, Axcel Gabriel de Holanda, mostram o homem de 23 anos dando detalhes da ação ao delegado-geral de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves.

Nas imagens, ele fala que saiu na rua para "arrumar algum dinheiro de alguma forma" e disse que viu uma mulher sozinha, mas descartou abordá-la. "Eu pensei: 'não vou pegar uma mulher, porque ela está sozinha, ela vai gritar'", disse.

Ele também negou que tenha sido acobertado por qualquer outra pessoa e afirmou que reagiu quando Renan "foi para cima" dele.

"Na hora, ele me deu o telefone, eu coloquei no bolso e fui na menina", contou em outro trecho das gravações.

Relembre o caso

Acxel é suspeito de se disfarçar de entregador e matar Renan com um tiro na cabeça na noite desta segunda-feira (25), após assaltá-lo na região do Jabaquara, zona sul de São Paulo. O criminoso usava uma mochila de aplicativo de entrega de comida. Imagens de câmeras de segurança de casas na rua Freire Farto mostraram o momento em que o motoqueiro disparou contra o jovem de 20 anos.

O vídeo mostra o momento em que o motoqueiro desce do veículo e anuncia o assalto, apontando uma arma na direção do casal. Renan chega a se ajoelhar, mas vai em direção ao assaltante quando ele rouba a namorada dele. Neste momento, o homem dispara.

Segundo a Polícia Civil, o assaltante fez quatro tiros. Um deles atingiu Renan na cabeça. Em seguida, ele subiu na moto e deixou o local.

A partir de informações que relacionavam um suspeito às características do criminoso, a equipe da 1ª Delegacia Patrimônio (Investigações sobre Roubo e Latrocínio) esteve em dois endereços na Vila do Encontro, também na zona sul.

Em um imóvel, os policiais encontraram o revólver, bolsa, uma jaqueta e capa de chuva, material semelhante ao utilizado pelo autor do crime, de acordo com a polícia. No outro local, estavam objetos que podem ser provenientes de roubo, principalmente cartões de memória de celulares.

Acxel tem 10 passagens pela polícia e foi detido pela primeira vez aos 12 anos. A namorada de Renan, que não ficou ferida após o assalto, reconheceu os olhos do suspeito, única parte à mostra durante o roubo, e outros objetos coletados em endereços ligados a ele.

O homem confessou o crime e teria demorado para se entregar após ser identificado porque esperava a mãe vir do litoral paulista para conversar com ele.

Gostou? Compartilhe