Mais um pinguim - ave marinha que habita ambientes frios e costeiros - foi encontrado encalhado em Alagoas, num intervalo de uma semana. O animal foi localizado morto por uma banhista nesta quinta-feira (07), na areia da Praia do Xaréu, em Maragogi, Litoral Norte do Estado.
LEIA TAMBÉM
No último dia 31, um outro pinguim foi encontrado morto na praia de Riacho Doce, em Maceió. A ave era da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus). "Ele ja encalhou morto, mas bem fresco, indicando que morreu há pouco tempo", disse o presidente do Instituto Biota de Conservação, Bruno Stefanis, no mesmo dia.
No dia 26 de julho, um terceiro pinguim foi encontrado na costa alagoana, mas com vida. Ele encalhou na Praia do Gunga, em Roteiro, Litoral Sul de Alagoas, e depois de atendimentos necessários, foi levado para o aquário de João Pessoa (PB).
Veja orientações do Biota:
🔎 Essas aves migram para águas brasileiras no inverno, sendo muito comuns nas regiões sul e sudeste, e podendo algumas vezes chegar até as praias do nordeste. Durante a migração, alguns podem se perder do bando e acabar encalhando debilitados, desnutridos e hipotérmicos.
🧐 É importante lembrar que ainda estamos em estado de emergência devido a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, uma doença viral contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas e o registro dos casos é muito importante!
✨ Pedimos que ao encontrar uma ave-marinha NÃO TOQUE OU RECOLHA O ANIMAL. 📲 Entre em contato com nossa equipe e envie fotos e informações de localização para o número (82) 99115.2944 que faremos o registro e o direcionamento para os órgãos competentes.
LEIA MAIS
+Lidas