Manaus fica coberta por fumaça por causa de centenas de queimadas no Amazonas

Publicado em 11/10/2023, às 21h40
Foto: Prefeitura de Manaus/Divulgação
Foto: Prefeitura de Manaus/Divulgação

Por O Tempo

Enquanto os amazonenses sofrem com uma seca histórica que tem deixado os rios sem navegabilidade, o número de focos de queimadas cresce no Estado. A situação é tão dramática que a capital, Manaus, amanheceu nesta quarta-feira (11) sob uma espessa névoa de fumaça. O assunto chegou a ser um dos mais comentados na rede social X (ex-Twitter).

De acordo com a Prefeitura de Manaus, a fumaça tem origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), de acordo com dados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O instituto verificou que, somente nos últimos dois dias, foram registrados 504 focos de queimadas no Amazonas, sendo que o município de Autazes, a 111 quilômetros de Manaus, registrou 105, o que representa 20,8% do total registrado no Amazonas.

“Além de Autazes, os municípios de Careiro (50 focos), Careiro da Várzea (26 focos), Itacoatiara (24 focos) e Manacapuru (18) estão entre os dez municípios que mais registraram focos de queimadas nos últimos dois dias, segundo os dados do Inpe”, disse a Prefeitura de Manaus, completando que a capital registrou três focos de queimadas.

Pelas redes sociais, a administração do município recomendou aos moradores que não abram as janelas, se hidratem e evitem contato com a fumaça. 

Gostou? Compartilhe