Imagem Manteiga de seu Deda
Nide Lins

Manteiga de seu Deda

Em 11 de Julho de 2016 às 10:44

Por Redação

deda1

O mercado da Produção não é dos nossos sonhos, mas é lugar de tradições e de gente muito legal vendendo produtos que abastecem nossas cozinhas e a maioria dos restaurantes do Estado.  Agora, no meu blog, vou escolher sempre um personagem que contribui para dar mais sabor à nossa vida.  O primeiro é José Oliveira Filho, o famoso Deda.

O seu Deda, com seus cabelos brancos, ficou conhecido depois do regaste da receita do “Camarão do Bar das Ostras” pela Sococo.

Seu Deda, há 32 anos, no Mercado da Produção com a famosa manteiga do Sertão

Seu Deda, há 32 anos, no Mercado da Produção com a famosa manteiga do Sertão

E tudo aconteceu assim: em um curso sobre camarão, as filhas da saudosa Comadre Oscarlina (fundadora do Bar das Ostras), antes de ensinarem a receita para um grupo seleto de chefs, disseram que o segredo era a manteiga do Sertão. E claro, elas indicaram a barraca de seu Deda, no Mercado da Produção, a preferida da família da Comadre.

Todo mundo correu para seu Deda, que há 38 anos vende vários produtos. Os mais famosos são: manteiga do Sertão, manteiga de garrafa, queijo coalho e queijo manteiga, vindo dos municípios de Major Izidoro e Batalha. O chef Breno Gama é freguês assíduo, porque em seu restaurante Maria Antonieta tem a receita do Camarão alagoano Bar das Ostras, Patrimônio Imaterial de Alagoas.

Camarão do Bar das Ostras, leva 600 gramas da manteiga do Sertão

Camarão do Bar das Ostras, leva 600 gramas da manteiga do Sertão

Rota Barraca Nossa Senhora de Fátima:

Mercado da Produção (em frente à Tabacaria Popular) – Telefone: 99983-3447. Funciona de segunda a sábado das 6 horas às 15 horas, e domingo, das 6  horas até o meio-dia.

Mais sobre o Camarão Alagoano Bar das Ostras: https://blog.tnh1.com.br/nidelins/2014/04/13/camarao-do-bar-das-ostras-alagoanissimo-vamos-fazer/

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas