Maquiadora de 20 anos morre após ficar viciada em gás hilariante

Publicado em 14/10/2025, às 21h46
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por Extra Online

Em 29 de setembro, Amy Louise Leonard, de 20 anos, gravou um vídeo de uma ambulância para alertar as pessoas sobre os ricos do uso do gás hilariante.

A maquiadora de Bolton, na Grande Manchester (Inglaterra), acabou perdendo a capacidade de andar após o repetido uso de óxido nitroso contido em balões, comumente chamado de gás hilariante ou gás do riso.

"Só quero falar sobre balões e o que eles fazem com o seu corpo. Eles podem privar o seu cérebro de oxigênio, causar tonturas, desmaios e acidentes, levar a danos nervosos a longo prazo com o uso repetido e sobrecarregar seriamente o seu coração e pulmões", escreveu ela em publicação no Facebook, que seria a sua última.

"É fácil pensar que é só uma sensação passageira, mas os riscos são muito reais e frequentemente subestimados, e agora estou hospitalizada, pois não consigo andar há 3 semanas fazendo isso. Todas as minhas panturrilhas estão esmagadas, minhas costas têm um sistema nervoso que está falhando, e isso me deixou tão deprimida que não consigo me mover para lugar nenhum e estou no hospital agora recebendo a ajuda de que preciso, então abandonem os seus balões porque vocês só vão acabar como eu", emendou a inglesa.

O gás hilariante fez com que Amy Louise desenvolvesse coágulos sanguíneos fatais no coração e nos pulmões, e ela morreu em 2 de outubro.

Amy fazia uso do óxido nitroso para festejar de forma "mais solta" com amigos. A mãe só descobriu o vício da filha ao saber da internação.

O óxido nitroso é comumente usado como um sedativo inalatório em procedimentos médicos. Quando usado com segurança e sob supervisão médica, pode ajudar o paciente a se sentir calmo e relaxado. No entanto, o óxido nitroso também pode causar um efeito eufórico quando inalado, como aponta a Biblioteca Nacional de Medicina, o que leva ao seu apelido de "gás hilariante".

"Balões não são inofensivos. Qual o problema em simplesmente se divertir com os amigos, sem precisar usar drogas? O que há de errado em tomar um vinho e dançar? Não vou parar de conscientizar sobre esse problema, não quero que ele desapareça nunca", desabafou Catrina Proctor, a mãe de Amy Louise, segundo o "Daily Mail".

O uso indevido do gás hilariante aumentou durante a pandemia do coronavírus, especialmente entre jovens de 16 a 24 anos. A posse do óxido nitroso por seus "efeitos psicoativos" foi considerada crime na Inglaterra e no País de Gales em 2023.

O uso intensivo e frequente de gás hilariante pode levar à deficiência de vitamina B12, o que pode causar danos neurológicos, de acordo com um relatório do governo.

Gostou? Compartilhe