Médico afirma que Estado pode ter surto de doença transmitida por mosquito (Crédito: TNH1/Erik Maia)
Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e outras doenças infecciosas que podem ser transmitidas por mosquitos muitas vezes presentes nas casas dos brasileiros estão entre os assuntos que serão abordadas no II Congresso Alagoano de Medicina de Família, a partir dessa quinta (26).
Um dos palestrantes do evento, o médico Teófilo Guimarães, aproveitou para fazer um alerta: o estado pode ter surto de outras doenças transmitidas por mosquitos, por falta de combate à praga, que pode estar relacionada ao surto de microcefalia que atinge parte do Brasil.
“A gente já vem amargando a dengue há vários anos e nunca conseguimos reduzir esse número. Pelo contrário, todo ano esperamos um novo surto e um aumento no número de casos em todo o Brasil. Isso mostra que o controle não é eficaz”, disse o médico.
Guimarães cita que outros surtos podem surgir a partir da transmissão do mosquito. “O mesmo mosquitinho é responsável por outros vetores. Ele transmite a febre amarela no Norte do país. Não transmite aqui porque não temos nenhum caso registrado, mas se chegar, teremos um surto aqui também, como aconteceu com Zika e Chikungunya que não existiam no Brasil”, aponta.
Para ele, a solução é combater o mosquito de forma dura, tanto que sugere punição a quem não prevenir a proliferação do mosquito. “Não há dúvida. É declarar guerra de verdade a isso, mas com ações mais efetivas. As ações que estão sendo feitas são muito paternalistas, muito boazinhas. É tipo assim: você pode criar um foco de mosquito, mas não pode deixar de pagar o seu imposto de renda, senão vai preso”, defendeu.
O II Congresso Alagoano de Medicina de Família começa hoje à noite e termina nesta sexta-feira (27). Entre os palestrantes, estão médicos da família. Os secretários de saúde, de Maceió e do Estado, e os reitores de universidades que contam com cursos de medicina em todo o país também estarão presentes.
Veja a entrevista do médico da família, Teófilo Guimarães, no Pajuçara Manhã:
+Lidas