Médico doa uma muda de árvore para cada bebê que traz ao mundo

Publicado em 29/01/2020, às 10h29
Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube

Por Redação com Razões Para Acreditar

Idealizador do projetoPlantar, o doutor Calixto Hueb, 69 anos, de Macatuba, interior de São Paulo, tem o dom de trazer ao mundo duas vidas: a de uma criança e de uma árvore.  Olha a lindeza: a cada parto realizado, o ginecologista doa uma muda de arvorezinha para a mamãe para que ambas as vidas “floresçam” juntinhas nesse mundão.

Realizado desde 2001, o projeto já resultou no plantio de mais de mil árvores no município. Inclusive, virou lei em 2014. “Plantar uma árvore, é como se a gente estivesse plantando o futuro dessas crianças que estão nascendo”, afirmou o médico.

Outro fato incrível dessa iniciativa do Calixto é que o projeto cresceu e tem inspirado médicos e hospitais do Brasil todo a fazer o mesmo: cuidam do futuro das crianças através da melhoria do planeta com o plantio das árvores.

“No dia da alta, eu entrego a muda de árvore para a mãe, e peço que ela plante para crescer junto com a criança. É o desejo de deixar o mundo melhor”, contou o médico.

Médico já doou cerca de 5 mil mudas

O projeto nasceu há 18 anos como um primeiro presente à família do recém-nascido. Seu intuito era que a despedida com a mamãe e seu filho não fosse tão fria.

“Na minha infância eu tive uma professora que meu uma muda de uma mangueira. Eu plantei nessa época e até hoje ela dá manga pra caramba. Foi aí que comecei a pensar num projeto que melhorasse a saída da paciente do hospital”, contou o médico.

“Com a minha filha estando longe, quando vejo a árvore florescendo, me dá uma alegria”

A entrega da mudinha promove entre o médico e as mamães uma relação especial. Elas fazem questão de compartilhar com ele o crescimento da criança e da árvore, que se torna mais um membro da família.

Em entrevista ao projeto Inspire Fundo, a dona de casa Helena Franco contou que a filha cresceu, já teve também um bebê e a árvore está ali, trazendo sempre para perto dela a lembrança da filha.

“Com a minha filha estando longe, quando vejo a árvore florescendo, me dá uma alegria.”

Inclusive, hoje, a maioria das árvores que embelezam a praça da cidade tem origem desse lindo projeto do doutor Calixto.

“A gente têm o prazer de olhar para as árvores e dizer ‘isso aqui é dos meus netos’”, relatou o morador Salvador da Costa.

Gostou? Compartilhe