
Educadora física tinha modo de vida saudável (Crédito: Reprodução / R7)
A educadora física Renata Rangel, de 34 anos, perdeu a fala e parte do movimento dos braços e das pernas, após AVC (Acidente Vascular Cerebral), no início do ano.
Ela precisa passar por sessões diárias de fisioterapia para tentar se recuperar. E a suspeita é de que o AVC tenha sido causado pelo uso de anticoncepcionais.
Renata mantinha uma rotina saudável. Não fumava ou nem consumia bebia bebidas alcoólicas e corria diariamente 15 quilômetros. Pelo modo de vida saudável de Renata, os médicos começaram a suspeitar do uso de anticoncepcionais.
O marido da educadora física, Rodrigo, conta que um mês antes do acidente, a esposa substituiu o medicamento que tomava por um genérico. Como começou a se sentir mal, decidiu voltar ao remédio anterior. Foi nesse período que aconteceu o AVC.
A ginecologista Lizandra Moura explica que além do AVC, o medicamento também pode causar trombose. No entanto, a médica afirma que o uso do anticoncepcional é seguro e que o risco de um AVC pelo uso do contraceptivo é de 2 a 4 para cada 10 mil casos.
Mesmo assim, o mais recomendável é sempre ter acompanhamento médico e só usar medicamentos receitados por um profissional.
Fonte: Com R7
+Lidas