Ciência

Mega foto do Sol mostra a forma de um ser humano? Entenda

Metrópoles | 13/04/22 - 20h09
Divulgação / ESA

A foto registrada pela Solar Orbiter causou frisson no meio científico. Divulgada no final de março pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), a imagem traz a melhor resolução já tirada até hoje do Astro Rei. E olhares mais observadores conseguiram perceber algo curioso.

Um zoom em um dos pontos dessa foto, composta por um mega mosaico de imagens, mostra formas que se assemelham a um homem de costas, olhando para a esquerda. O assunto já virou motivo de discussão nas redes sociais.

Sobrenatural? - Especialistas explicam, no entanto, que, o “sobrenatural retrato” nos traços amarelos e dourados da foto do Sol está apenas a ação de gás, plasma, arcos magnéticos e tempestades geomagnéticas. Este fenômeno inclusive ditam a dinâmica da nossa estrela de 4,5 bilhões de anos e afetam os seres humanos da Terra também.

Vai desde a interferência no funcionamento de sistemas de Internet e GPS aqui até a segurança de astronautas em missões espaciais. O fenômeno intrigante que nos faz enxergar a figura humana neste caso é chamado pela psicologia de pareidolia.

Pareidolia é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório.

O sol em altíssima resolução - A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou a primeira foto do Sol com uma resolução impressionante. A nitidez da imagem é inédita, e mostra o nosso planeta, a Terra, ao fundo da estrela. A imagem da Terra foi inserida na fotografia para fins de comparação. Na foto exibida pela ESA, é possível ver, ainda, a atmosfera do Sol, chamada de coroa. As temperaturas nesta área chegam a 1 milhão de graus Celsius.