Mesária é presa em flagrante fazendo boca de urna em seção de Rio Largo

Uma mesária, de identificação não revelada, foi presa em flagrante neste domingo (30), na cidade de Rio Largo, região metropolitana de Maceió. A mulher estaria praticando o crime de boca de urna. As informações são da assessoria de comun...

Publicado em 30/10/2022, às 13h51
Ilustração | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ilustração | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Redação

Uma mesária, de identificação não revelada, foi presa em flagrante neste domingo (30), na cidade de Rio Largo, região metropolitana de Maceió. A mulher estaria praticando o crime de boca de urna. As informações são da assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). 

Não foram dados detalhes sobre a seção e como o crime teria sido praticado. Ainda de acordo com o TRE, a prisão ficou a cargo da Polícia Federal, por se tratar de crime eleitoral. No entanto, em contato com o TNH1, a assessoria de comunicação da PF disse que ainda não tinha informações sobre essa prisão. 

Crime de boca de urna - Boca de urna é a atuação de cabos eleitorais e demais ativistas junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral, no dia da votação, visando a promover e pedir votos para seu candidato ou partido. A legislação eleitoral proíbe a realização de atividades de aliciamento de eleitores e quaisquer outros que tenham o objetivo de convencer o cidadão mediante boca de urna, o que é considerado crime eleitoral.

As regras do TSE prezam pela liberdade de expressão desde que ela seja feita de maneira silenciosa e individual, que não tenha o objetivo de angariar votos. Pode usar camisa de partidos, broches e demais acessórios, mas não pode promover aglomerações que pareçam comícios.

Gostou? Compartilhe