Mexicana autista de 11 anos completa o mestrado e revela sonho de ser astronauta: 'Quero colonizar Marte'

Publicado em 11/05/2023, às 19h32
Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Por Extra Online

Uma menina autista mexicana com "QI superior ao de Albert Einstein e Stephen Hawking" concluiu o mestrado aos 11 anos, aponta o jornal britânico "Mirror". Adhara Pérez Sánchez trabalha com a Agência Espacial do país para ajudar a promover a exploração espacial entre os jovens.

Ainda que agora tenha apoio na carreira acadêmica, a menina teve que mudar de escola três vezes pelo fato de os professores não terem percebido a necessidade de atenção especial. Ela foi diagnosticada com uma deficiência de desenvolvimento, aos três anos, depois que sua habilidade de fala regrediu significativamente.

"Os professores não eram muito empáticos e ela começou a se excluir, não queria brincar com os colegas, se sentia estranha, diferente", disse Nayeli Sánchez, mãe de Adhara, à Marie Claire México.

A mexicana completou o ensino médio antes dos sete anos e é formada em engenharia de sistemas e industrial, com especialização em matemática, pela Universidade Tecnológica do México.

Adhara conquistou 162 pontos em seu teste de QI. O valor é superior ao alcançado pelo "maior físico de todos os tempos, Stephen Hawking", escreveu o veículo britânico.

Diante da dedicação aos estudos, a menina se permite sonhar alto e não esconde o desejo de tornar-se astronauta.

"Eu quero ir para o espaço e colonizar Marte'", disse ao veículo canadense "Goalcast". "Se você não gosta de onde está, imagine onde quer chegar. Eu me vejo na NASA, então vale a pena tentar."

Gostou? Compartilhe