Mundo

Mineiro comenta bate-volta no espaço a bordo de nave: “Indescritível”

Metrópoles | 04/06/22 - 21h07
Reprodução / Instagram / New Shepard Mission NS-21

O mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, se emocionou ao comentar a experiência que viveu no voo suborbital neste sábado (4/6), quando fez um “bate-volta” no espaço. Em uma série de vídeos publicados nas redes sociais, o egenheiro ficou sem palavras para descrever a viagem de 10 minutos que o tornou o primeiro turista espacial do país e segundo brasileiro a sair da Terra.

“Eu realmente não sei o que falar direito. Ainda temos muito o que conversar, mas foi muito emocionante. Indescritível, surreal”, comentou nos vídeos. Os turistas espaciais flutuaram durante parte do percurso e viveram a famosa sensação de gravidade zero.

Hespanha faz parte de um grupo de seis pessoas – todos turistas espaciais – que participaram de um voo da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos. O engenheiro foi escolhido por um sorteio e agora integra a lista seleta de brasileiros que foram ao espaço, ao lado do ex-astronauta e ex-ministro Marcos Pontes.

A decolagem ocorreu às 10h25 (horário de Brasília), no Texas, nos Estados Unidos. A viagem é similar à que Bezos fez em julho do ano passado. Com duração de aproximadamente 10 minutos, o foguete atinge a velocidade máxima de 3,7 mil km/h até o ápice da altitude — cerca de 100 km — e depois retorna em queda livre à Terra.

A viagem, que deveria ter acontecido no último dia 20, foi adiada por questões de segurança. Hespanha, que é engenheiro de produção, conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil. A CSA sorteou a viagem entre os compradores e o mineiro levou a melhor.

“É assustador, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”, disse ele ao G1 Minas Gerais após saber da escolha.

Voos tripulados ao espaço - A Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, realizou, até o momento, 20 viagens ao espaço. Dessas, quatro foram tripuladas. No ano passado, o próprio empresário participou de uma das viagens.

Em outubro do mesmo ano, o ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série “Jornada nas estrelas” (“Star Trek”) conheceu o espaço em uma viagem da empresa. Ele também viajou com mais três passageiros.

Já em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, com seis pessoas. Neste grupo, estava estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, o primeiro americano a ir ao espaço em 1961 e que dá nome à aeronave. A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.