Ministério da Saúde: Alagoas possui 25 casos confirmados de microcefalia

Publicado em 19/02/2016, às 14h27

Por Redação

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), Alagoas já possui 25 casos confirmados de  microcefalia. Outros 90 casos seguem em investigação como suspeitos de microcefalia e/ou malformações, sugestivos de infecção congênita.

Dos nove estados do Nordeste, Pernambuco lidera com 182 casos confirmados, seguido da Bahia com 107, Rio Grande do Norte com 70, Paraíba com 56, Piauí com 30 e Ceará, 24. Os estados de Sergipe e Maranhão não possuem nenhum caso confirmado. Porém no estado sergipano existem 177 casos em investigação e no Maranhão 159. Ao todo, o Nordeste possui 494 casos confirmados e 3.180 em investigação.

Ainda segundo o MS, no Brasil, do total de notificações, 508 já tiveram confirmação de microcefalia e/ou outras alterações do sistema nervoso central e 837 foram descartados. Neste momento, O Ministério da Saúde e os Estados investigam 3.935 casos suspeitos de microcefalia em todo o País, deste total, 60,1% dos casos (3.174) foram notificados em 2015 e 39,9% (2.106) no ano de 2016.

Os 508 casos confirmados ocorreram em 203 municípios, localizados em 13 unidades da federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo (três casos), Goiás (seis casos), Mato Grosso do Sul (um caso), Pará (um caso), Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro (dois casos) e Rio Grande do Sul (um caso).

Orientação

O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.


Gostou? Compartilhe