Saúde

Mito ou verdade: beber água realmente ajuda a emagrecer?

Metrópoles | 30/07/21 - 21h09
Reprodução

Beber mais água é uma boa estratégia para ajudar quem está querendo emagrecer. Não só porque a água não tem calorias e ajuda a manter o estômago cheio, mas porque ela colabora para o funcionamento do metabolismo e o processo de queima de calorias.

Além disso, a água ajuda no funcionamento de vários processos importantes para o emagrecimento, como o funcionamento do intestino, a digestão e a hidratação dos músculos.

Por que beber água ajuda a emagrecer
De acordo com a nutricionista Tatiana Zanin, do site Tua Saúde, a água colabora para o emagrecimento por diferentes motivos:

  • Diminui a sensação de fome: por ocupar um volume no estômago, a água é capaz de reduzir a sensação de fome por alguns minutos após sua ingestão. Isso faz com que a pessoa diminuía o número de snacks e calorias ingeridas durante o dia;
  • Aumenta a queima de calorias: segundo alguns estudos, beber 500 ml de água fria ou à temperatura ambiente parece aumentar o metabolismo em 2 a 3% durante 90 minutos, isso acaba aumentando o número de calorias gastas no final do dia;
  • Melhora o funcionamento do intestino: por ajudar a hidratar as fezes, a água colabora no funcionamento intestinal, facilitando a eliminação do que não é aproveitado pelo corpo;
  • Aumenta o rendimento físico: uma vez que hidrata os músculos, a água é essencial para diminuir o risco de lesões esportivas e facilitar a recuperação muscular. Dessa forma, a pessoa consegue tirar maior rendimento dos treinos, o que facilita o processo de perda de peso

Como beber água para emagrecer
Para ajudar a emagrecer, a água deve ser consumida sem a adição de qualquer substância que lhe acrescente calorias. Dessa forma, está recomendada a ingestão de água pura, água aromatizada ou chás sem açúcar.

Além disso, o consumo de alimentos ricos em água como gelatina sem açúcar, melancia, melão, alface ou tomate, também pode ajudar no processo de emagrecimento, já que eles contêm poucas calorias.

Deve-se beber entre 1,5 a 3 litros de água por dia, sendo importante tomar líquidos até, no máximo, 30 minutos antes das refeições e 40 minutos depois. É importante restringir o consumo de líquidos durante a refeição para que a barriga não fique inchada e para não prejudicar a digestão.

A quantidade de água que cada pessoa precisa tomar por dia deve ser calculada de acordo com a seguinte fórmula: Peso em quilos x 35 ml. Por exemplo: 70 kg x 35 ml: 2,4 litros de água por dia.