Interior

Moradores de povoado convivem com incêndios em lixão, na cidade de Limoeiro de Anadia

23/11/15 - 09h42

Incêndio em lixão a céu aberto e causa problemas de saúde à população (Crédito: Cortesia / Internauta)

Incêndio em lixão a céu aberto e causa problemas de saúde à população (Crédito: Cortesia / Internauta)

Uma denúncia feita ao TNH1 sobre um lixão mantido na cidade de Limoeiro de Anadia, no Agreste alagoano, aponta a existência de um problema grave para o meio ambiente e para a saúde da população que mora na região.

O lixo, que fica em constante combustão, vem causando problemas respiratórios a moradores do povoado Gulandim e eles ameaçam bloquear o acesso ao local.

De acordo com a moradora Betânia Costa, a situação se mantém há anos e está insustentável. “A situação tomou proporções absurdas. A população perdeu o direito simplesmente de respirar. Crianças, senhores de idade, pessoas com imunidade baixa vivem hoje em postos de saúde em busca de uma saúde que não existe”, relatou.

Ela disse que várias tentativas de acabar com o lixão foram feitas e a promotoria da cidade havia informado que iria tentar resolver o problema, porém até agora nada foi feito. “Depois de várias tentativas de retirar esse lixão, reuniões, audiências, promotora se dizendo a favor da comunidade, nada fizeram”, disse Betânia.

Leia mais:

Vídeos: Lixão, um atraso ambiental: série de reportagens mostra o destino do lixo em AL

Ministério Público entra com ação contra gestores que mantêm lixões a céu aberto

Municípios iniciam debate para dar fim aos lixões em Alagoas

Ela afirma ainda que a população vai realizar um bloqueio no acesso ao lixão municipal para impedir que mais material entre no local.

“Nos mobilizamos, em torno de cem pessoas do sítio, que a partir de segunda feira (23) irá fazer um bloqueio na entrada do local para que nada entre ou saia. Será uma espécie de sentinela. Só sairemos quando for solucionado”, avisou.

O TNH1 tentou conversar com o prefeito da cidade Marlan Ferreira (PP), mas ele não atendeu nossas ligações. O assessor de comunicação do município, Adalberto Custódio, disse que o município tem conhecimento do problema, mas afirmou que os incêndios espontâneos são inevitáveis. "O município revira o rejeito diariamente para evitar que novos incêndios aconteçam", disse.

Ele informou ainda que o município participa de um consórcio com outras Prefeituras da região Agreste, que deve acabar com os lixões municipais após a criação de um Aterro Sanitário. Não foi dado prazo para a conclusão do aterro.

A promotora da cidade, Mirian Ferro, disse a reportagem que solicitou informações a prefeitura sobre o problema e que foi informada que o município iria compactar o rejeito depositado para acabar com o problema. Ele disse que solicitou ainda uma solução definitiva para o lixão a prefeitura de Limoeiro do Anadia e a Associação dos Município Alagoanos (AMA), caso nenhuma ação definitiva possa ser tomada a promotora deve ingressar com uma ação civil pública contra a gestão municipal.

Desde agosto de 2014, os municípios foram obrigados a fechar os lixões a céu aberto e transformá-los em aterro sanitário em cumprimento à lei federal 12.305 de 2010. Os municípios foram alertados para as penalidades que podem sofrer se mantiverem os lixões.

Veja vídeo: