Moradores do São Jorge bloqueiam Avenida Josepha de Mello em protesto nesta manhã

Publicado em 18/08/2025, às 08h02
Reprodução/TV Pajuçara
Reprodução/TV Pajuçara

Por TNH1 com TV Pajuçara

Moradores do bairro São Jorge, em Maceió, protestaram na Avenida Josepha de Mello, umas das principais vias da cidade. A manifestação por melhorias no serviço de transporte coletivo começou por volta das 7h desta segunda-feira (18) e causou o bloqueio parcial da pista, o que deixou o trânsito travado na região.

A moradora identificada como Jaciane disse, em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, que o ato também é realizado para cobrar o retorno da circulação dos ônibus no Conjunto Planalto. Assim como ela, outros moradores levaram cartazes e reclamaram também das condições dos veículos.

"Os ônibus nunca passam no horário certo. E quando passam estão velhos e quebrados. Quando reclamamos para o motoristas, eles dizem que não é problema deles. Fica uma situação ruim para a gente. Eles não entram mais no conjunto e é perigoso a gente se deslocar para a pista. Ficamos ao relento. Pode chover ou fazer sol, e ficamos assim. Precisamos ser olhados", disse.

Para quem deixa o bairro Feitosa, no sentido de Cruz das Almas, a situação foi de congestionamento. O setor de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado para negociar a liberação da avenida com os manifestantes. Eles usaram pedaços de madeira para impedir a passagem de condutores.

O TNH1 entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), que ainda não se posicionou sobre as queixas da comunidade.

Veja a nota do DMTT:

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informa que realizou visita técnica à Rua Santa Amália, no São Jorge, e foi constatada a inviabilidade de os ônibus do transporte público realizarem a manobra de retorno por aquela via. Trata-se de um ponto estreito, que coloca em risco pessoas, imóveis e até outros veículos na região. Durante a vistoria, foi recomendada a instalação da sinalização na Rua Príncipe Charles, onde a manobra seria executada com mais segurança para todos. No entanto, a colocação das placas não foi realizada devido à recusa por parte de alguns moradores.

O DMTT alerta para a prioridade dada à segurança das pessoas. Os ônibus possuem pontos cegos e mesmo que a via esteja sem veículos, trata-se de uma manobra complexa. A preocupação do órgão é, única e exclusivamente, em preservar vidas.

Gostou? Compartilhe