Morre aos 81 anos o jornalista Vladimir Calheiros

Publicado em 09/05/2018, às 17h55

Por Redação

Morreu na tarde desta quarta-feira, 9, aos 81 anos, o jornalista e escritor Vladimir Calheiros. Ele enfrentava problemas de saúde decorrentes de uma pneumonia que havia contraído durante a recuperação de uma fratura no fêmur. A morte de “mestre Vladimir”, como era carinhosamente chamado pelos colegas de profissão, foi divulgada por meio de nota da assessoria de comunicação do Tribunal e Justiça de Alagoas (TJ-AL), da qual Vladimir Calheiros fazia parte nos últimos anos. 

Natural de Branquinha, nascido no dia 17 de fevereiro de 1936, Vladimir Calheiros era filho de Luiza Maia Gomes e de Manoel Rodrigues Calheiros, que ficou conhecido como o primeiro prefeito comunista da América Latina. O nome de Vladimir é uma homenagem a Vladimir Ilyich Ulyanov, o Lenin, líder histórico comunista.

Aos 14 anos, mandado pelo pai, Vladimir viveu sua primeira aventura ao cruzar o Atlântico, a bordo de um navio, rumo à Tchecoslováquia, na companhia de outros adolescentes da Juventude Comunista.

Formado em Direito na Faculdade de Recife, Vladimir nunca exerceu a profissão. Apaixonou-se pelo jornalismo e ingressou no Jornal do Comércio, onde produziu reportagens que ficaram conhecidas, a exemplo da entrevista com o famoso pistoleiro Floro Novaes, em plena caatinga alagoana, na região de Cacimbinhas. Foi ganhador de dois prêmios Esso, um dos mais importantes do jornalismo no Brasil.

Em 1972, a reportagem sobre sua terra natal, sob o título "Dilema Alagoano: matar ou morrer", causou polêmica. 

Em 1974, Vladimir Calheiros veio morar em Alagoas. A convite do senador Arnon de Mello, ingressou na Gazeta de Alagoas, onde assinou a coluna ‘Registro’. Trabalhou também na Tribuna de Alagoas.

Casado com Delma Maria de Omena, Vladimir foi pai de três filhos, e deixa também três netos.

“Meu pai era um homem muito independente. O fato de ele estar de cama nos últimos dias o deixou muito triste. Ontem, eu estive com ele. Disse que o Sport de Recife, sua grande paixão havia vencido", contou juiz eleitoral Alberto Maia, filho de Vladimir. Segundo ele, Vladimir havia perdido os movimentos e se comunicava apenas pelo olhar nos últimos dias. “A família está toda unida neste momento difícil”, disse Alberto, que atendeu a reportagem do TNH1 e forneceu as informações sobre o jornalista..

O corpo e Vladimir Calheiros será sepultado nesta quinta-feira, 10, no Parque das Flore. O velório ocorre na capela 1.

Gostou? Compartilhe