Juan Pedro Franco, reconhecido como o homem mais pesado do mundo pelo Guinness, faleceu aos 41 anos devido a complicações de uma infecção renal.
Ele pesava 595 quilos e, após um programa médico intensivo, conseguiu reduzir seu peso para 208 quilos, mas enfrentou complicações de saúde que culminaram em sua morte.
A morte de Franco ressalta a grave epidemia de obesidade no México, onde quase 40% das crianças em idade escolar estão com sobrepeso, levando o governo a adotar medidas como impostos sobre alimentos ultraprocessados e rotulagem.
Morreu, aos 41 anos, Juan Pedro Franco, que deteve o recorde de o homem mais pesado do mundo, de acordo com o Guinness.
LEIA TAMBÉM
O mexicano, que chegou a pesar 595 quilos, morreu em 24 de dezembro devido a complicações de uma grave infecção renal.
A morte foi confirmada pelo seu médico, José Antonio Castañeda, que afirmou que mexicano desenvolveu complicações sistêmicas nos dias que antecederam o seu falecimento, conforme publicado pelo "Daily Star".
Juan Pedro se tornou internacionalmente conhecido em 2017, quando foi reconhecido pelo Guinness World Records como a pessoa mais pesada do mundo. Na época, ele tinha 32 anos e estava praticamente imóvel após passar anos acamado devido à obesidade mórbida e problemas de saúde relacionados ao extremo sobrepeso.
Naquele mesmo ano, ele iniciou um programa médico intensivo sob a supervisão de Castañeda, que incluía uma dieta mediterrânea rica em frutas e vegetais, seguida por duas cirurgias bariátricas. Juan Pedro baixou para 208 quilos.
Em 2020, Juan sobreviveu a uma infecção por Covid-19, apesar de ser considerado de alto risco devido ao seu histórico médico e à condição anterior.
O México tem enfrentado uma grave epidemia de obesidade infantil, sendo um dos países com as maiores taxas globais, com quase 40% das crianças em idade escolar com sobrepeso ou obesas. O quadro é impulsionado pelo alto consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas, além de sedentarismo, levando o país a implementar medidas como impostos e rotulagem.