por Ana Carla Vieira
Publicado em 07/08/2025, às 13h37
Em Alagoas, somente este ano, sete casos confirmados foram registrados até a primeira quinzena de junho: quatro do tipo B, um do tipo W e dois sem identificação de sorotipo. Dois óbitos foram confirmados, nos municípios de Campo Alegre e Maceió.
Em 2023, Alagoas enfrentou um surto de meningite meningocócica tipo B, com vários casos e óbitos, sobretudo em crianças. Naquele ano, o estado registrou a maior taxa de incidência do país em menores de cinco anos, o que levou o Ministério Público Federal (MPF) a instaurar inquérito para avaliar a adequação das políticas públicas.
Em 2024, foram confirmados 21 casos da doença, sendo 16 do tipo B, e 8 mortes.
Consulta Pública sobre a Vacina
Na semana passada, uma consulta pública foi aberta pelo Ministério da Saúde para avaliar a incorporação da vacina contra meningite do tipo B ao Sistema Único de Saúde (SUS). A consulta foi lançada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e ficará disponível por 20 dias no portal Participa + Brasil.
A vacina contra o meningococo do tipo B é a única entre os cinco principais sorogrupos que ainda não integra o calendário infantil do SUS, embora seja recomendada por sociedades médicas e disponível na rede privada.
A doença meningocócica é grave, evolui rapidamente e pode levar à morte em poucas horas. Sobreviventes enfrentam risco elevado de sequelas permanentes, como surdez, amputações e comprometimentos neurológicos.
Atualmente, o SUS oferece vacinas apenas contra os sorogrupos A, C, W e Y.
LEIA MAIS
+Lidas