O promotor de Justiça Flávio Gomes da Costa, da promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, solicitou através de ofício a relação dos inquéritos instaurados em 2015 e 2016 envolvendo mortes após confrontos com as forças policiais, civis e militares.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o promotor, a solicitação atende a uma recomendação do Conselho Nacional das Polícias. “A solicitação é para saber se a recomendação do Conselho [de instaurar inquérito] está sendo cumprida, uma vez que foi de dezembro de 2015 ou janeiro de 2016”, explicou o promotor.
De acordo com ele, a relação vai apontar o real número de investigações abertas em casos de morte por confronto. “Eu soube, essa semana, que a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil [OAB] aponta para um número maior que o divulgado pelo governo”, disse.
O promotor negou que a solicitação tenha relação com o discurso feito pelo ex-secretário de Segurança Pública, o promotor Alfredo Gaspar de Mendonça, na transmissão do cargo para o atual secretário da pasta, coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior. Na oportunidade, Gaspar de Mendonça confirmou o aumento no número de mortes após confronto com as forças policiais.
O TNH1 não conseguiu falar com a delegada Lucy Mônica, representante do Estado na reunião com o Conselho.
LEIA MAIS
+Lidas