Mudança brusca de temperatura pode causar infecções e gripes

Publicado em 28/01/2019, às 14h37
Casaco | Pixabay
Casaco | Pixabay

Por Folhapress

Com o calorão das últimas semanas, é comum buscar uma temperatura mais amena em lugares com o ar-condicionado. Mas as mudanças bruscas de temperatura, como estar num escritório frio e sair num calor de mais de 35˚C, podem provocar danos à saúde. Popularmente, esse fenômeno é conhecido como choque térmico. "O choque térmico ocorre quando há uma mudança repentina na temperatura do corpo. A inversão da temperatura do ar inalado, por exemplo, causa ressecamento mucoso das vias aéreas, o que aumenta o risco de infecções", explica o otorrinolaringologista do Hospital Cema, Leandros Sotiropoulos.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, temos variação grande de temperatura ao longo do dia: começamos com uma temperatura amena pela manhã, com o sol, podemos chegar a temperaturas de verão acima de 30˚C, e à tarde com uma frente fria chegando a temperatura pode cair mais de 10˚C no mesmo dia, afirma Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês. "Vale ressaltar que essa é uma condição climática e não uma doença." Nakandakari afirma que as doenças associadas ao choque térmico são as de trato aéreo respiratório.

"Tais como resfriados comuns, gripe, sinusites, faringites, amigdalites e as laringites agudas." A temperatura média do ar-condicionado, segundo Nakandakari, deve girar em torno de 23˚C. Ele diz ainda que o corpo dos homens e das mulheres reage de forma diferente às temperaturas. "Normalmente, o homem sente mais calor que a mulher por deposição de tecido de gordura maior e questões hormonais também. Daí a 'briga' para colocar o ar condicionado mais potente ou desligar o ar-condicionado", explica o especialista do Hospital Sírio-Libanês.

*

A limpeza dos filtros é essencial

Além do choque térmico, o ar-condicionado, usado inadequadamente, pode deixar o organismo mais suscetível a problemas respiratórios, diz Leandros Sotiropoulos. "O grande mal do ar-condicionado é a falta de higienização adequada dos filtros. A limpeza evita o acúmulo de resíduos, que causam a proliferação de ácaros, fungos, mofo e bactérias, que facilitam o aparecimento de problemas respiratórios." (TC)

Gostou? Compartilhe