Alagoas

Na reabertura do Comércio, Sistema Fecomércio AL orienta a população sobre as medidas sanitárias

Ascom Fecomércio-AL | 03/07/20 - 22h09
Itawi Albuquerque / TNH1

Para que o retorno gradual das atividades econômicas não essenciais aconteça de forma segura e com responsabilidade, o Sistema Fecomércio, Sesc, Senac Alagoas iniciou, nesta sexta-feira (03/07), no Centro de Maceió, um trabalho de orientação da população acerca das medidas sanitárias que devem ser observadas durante esse período de pandemia. Desenvolvida em parceria com o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió, a iniciativa também acontecerá durante a próxima semana, até o dia 10 de julho.

O presidente do Sistema, Gilton Lima, participou da ação. “Chegamos a um novo momento tão esperado pelas empresas. E para que ocorra tudo bem, é preciso que empresários e consumidores andem juntos no respeito às medidas sanitárias e às normas previstas no Plano de Distanciamento Social Controlado. Esse deve ser um compromisso de todos”, observou.

Lima aproveitou a oportunidade para visitar alguns estabelecimentos e conversar com os empresários, que agradeceram a articulação da entidade em defesa dos interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. “Ter esse retorno dos empresários indica que estamos cumprindo nosso papel e levando a voz de cada um nas reuniões e grupos de trabalho que participamos”, ressaltou, acrescentando que a expectativa agora é para a reabertura dos shoppings, bares e restaurantes. “Esses empreendimentos já se estruturaram e vêm trabalhando com sistema de drive thru e pegue leve, demonstrando que têm compromisso com as medidas sanitárias e a sociedade. Eles estão prontos para reabrirem”, disse o presidente da Federação, que também aguarda a autorização de funcionamento para as empresas do interior.

A reabertura gradual do comércio de Maceió foi anunciada no último dia 30. Hoje, a capital entrou na fase laranja, na qual está autorizado o funcionamento de algumas atividades consideradas não essenciais, tais como salões de beleza e barbearia, lojas ou estabelecimentos de rua com até 400m2, templos e igrejas (até 30% da capacidade). Além disso, deverão ser mantidas as medidas de proteção individual e coletiva já adotadas na fase vermelha.