Então é Natal... Nesta época de festas, a maioria das pessoas costuma fazer uma retrospectiva de tudo o que foi conquistado ao longo do ano. Mas como fazer para focar nos estudos para o ano que vem, mesmo estando desmotivado por não ter alcançado suas metas?
LEIA TAMBÉM
Outro fator que pode atrapalhar os concurseiros são os recessos, que vêm juntos de todas as comemorações. Você já se preparou para manter o seu plano de estudos em dia para 2020 neste Natal? Já pensou em como não deixar de lado toda a rotina conquistada ao longo deste ano?
Como uma pequena lembrança de Natal para quem está meio perdido sobre como manter o foco, conversamos com a servidora do Ministério Público da União e coach do Gran Cursos Online, Cristiane Capita, e conseguimos dicas essenciais.
Aproveite esta matéria para manter-se tranquilo e saber como conciliar os eventos e os estudos.
Veja 5 dicas para o Natal dos concurseiros
✔ Organize bem o seu tempo: organizando o seu tempo em cada celebração, as horas serão melhor aproveitadas e sem preocupações;
✔ Mantenha-se em um ambiente tranquilo: se você reservou esses dias para descanso, tenha-os de fato como forma de reabastecer as energias para continuar com o processo de estudos;
✔ Evite os excessos: aproveite a ceia de Natal, mas com cuidado, tanto em relação a comida quanto a bebida;
✔ Mantenha o ritmo: evite desregular suas horas de sono para que não perca o foco causado pelo cansaço;
✔ Não fuja muito da rotina: por mais que opte pelo descanso, não saia muito da rotina, até mesmo porque ela faz parte de todo o processo. O tempo livre deve ser administrado com equilíbrio e bom senso.
Como aproveitar o Natal mantendo o foco?
A 'culpa' pode ser um sentimento que surge ao querer aproveitar o Natal, tanto para descanso quanto para comemorar com a família e amigos. E uma dica importante da servidora do MPU é deixar este sentimento de lado.
Para ela, é de extrema importância permitir-se ter momentos de lazer e interação social. A troca de experiências significa agregar valor ao processo como um todo. Desta forma, é completamente possível aproveitar sem radicalismos.
A preparação para concursos pode ser uma longa caminhada, decorrendo de um planejamento prévio em que já se devam estar previstos estes momentos de descanso. Então, esteja ciente de que são absolutamente necessários e fazem parte de todo o processo.
"Assim, dentro deste planejamento, com equilíbrio e bom senso será possível conciliar descanso e estudos, aproveitar essas datas e conduzir o processo de estudos sem que haja atropelos e sentimento de culpa. Portanto, a primeira coisa a se fazer é livrar-se dela, não deixe esse momento ser pautado por quaisquer sentimentos desse tipo, o que pode ser feito lançando-se mão de organização e responsabilidade."
Bebidas alcoólicas podem afetar o estudos?
Além de dar dicas, Cristiane fez pontuações importantes para que as festas sejam bem aproveitadas. Você não precisa deixar de comer aquele prato tradicional natalino ou, até mesmo, fazer ingestão de bebida alcoólica. No entanto, é necessário evitar exageros.
Comer em excesso ou mesmo algo a que não esteja acostumado, e beber se não está acostumado, ou ainda, estando, exagerar na dose, pode ser um erro para quem está estudando.
"Extravasar na alimentação pode prejudicar e muito o concurseiro, uma vez que algo que não "caia muito bem" pode prolongar os dias afastados dos estudos. Portanto, deve atentar-se aos excessos e cuidar para que logo após os dias festivos, já esteja bem para retornar por completo à rotina de estudos."
Como planejar os estudos para os dias de festa?
De acordo com Cristiane, não há um planejamento específico. Esse momento é consequência de planejamento anterior, feito ao longo do ano.
Para aqueles que já estavam estudando ao longo do ano, o concurseiro pode deixar para estudar aqueles pontos que tenham alguma dificuldade, ou que não tenham estudado com tanto afinco.
Portanto, não é indicado introduzir um conteúdo totalmente novo ou complexo uma vez que, inevitavelmente, estará um pouco mais disperso pelo momento.
Como não perder o gás nos estudos?
Sabemos que há aqueles que estudam para concursos com o edital de abertura já divulgado, assim como aqueles que estudam para editais ainda previstos.
Para Cristiane, de qualquer forma, tenha sempre o equilíbrio como palavra de ordem, seja nos estudos ou em qualquer área da vida. Dessa maneira será sempre possível conciliar estudos e lazer, estudos e trabalho, estudos ou qualquer outra questão que seja necessária.
+Lidas