A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para um milhão de brasileiros, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O documento, que utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número de identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos, já é emitido em 12 estados.
LEIA TAMBÉM
O governo pretende aumentar a integração para a implantação da CIN e todos os estados até novembro deste ano.
“A troca pelo novo modelo é gratuita e ainda simplifica a identificação dos brasileiros, reduzindo a burocracia e ampliando a segurança, já que o número do CPF é único e válido em todo o Brasil”, afirma o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
Cadastro único - Emitir a CIN é importante porque trata-se de um documento seguro que diminui a quantidade de fraudes. Antes, era possível que uma mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter apenas um número de identificação, além do formato digital, que fica disponível no aplicativo Gov.br.
A nova carteira apresenta ainda um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
A emissão da CIN já está disponível em 12 estados brasileiros. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Documento digital - A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do Gov.br para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Veja como baixar:
Emissão no Rio de Janeiro - O Dentra.RJ começou em fevereiro a emitir os novos documentos para a primeira identidade de crianças com idades entre 3 e 11 anos.
De acordo com o órgão, no início de maio, o Detran.RJ ampliou o programa e passou a emitir a nova CIN para pessoas até 18 anos de idade. Também já estão sendo emitidas segundas vias para este público.
O Detran.RJ informou que "em breve" a emissão começará a ser feita para novas faixas etárias, e acrescentou que "o órgão está dentro do prazo de implementação do novo documento".
Para solicitar a emissão de carteira de identidade (o novo ou modelo antigo), o interessado deve:
+Lidas