A página Telefone.Ninja reúne informações pessoais sobre milhões de brasileiros para quem quiser ver. Basta acessar a página e procurar por um nome para descobrir informações como endereço residencial, telefone celular e endereço de email.
LEIA TAMBÉM
Os donos da Telefone.Ninja apresentam-se como uma lista telefônica e alegam que todo o material divulgado na página foi obtido de maneira legal por meio de listas telefônicas públicas. A página cita inclusive a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97) para justificar a sua existência.
Retire os seus dados
Qualquer pessoa que se sinta exposta pode pedir a remoção de suas informações. Para isso, basta acessar a página dos dados que devem ser retirados do ar e fazer a solicitação por meio de um link que existe lá. Entretanto, como a página solicita constantemente a lista atualizada de assinantes das operadoras de telefonia, seus dados podem volta para lá.
Neste caso, a exclusão definitiva só pode ser feita entrando em contato com a sua operadora de telefonia, e cabe ao assinante informar à operadora que não deseja ter as suas informações divulgadas em nenhum canto. Além disso, uma busca com seu nome ou seus dados no Google pode revelar o quanto eles já estão públicos e disponíveis pela web.

(Crédito: Reprodução / TecMundo)
Polêmica
O caso da Telefone.Ninja reascende uma polêmica já antiga. Em anos anteriores, páginas que revelavam o números do CPF de milhões de pessoas ou então outras informações pessoais também ganharam as manchetes. Desta vez, porém, apesar de polêmico, o site não parece incorrer em nenhuma ilegalidade.
A página está hospedada na Hungria, e a sua manutenção fora do Brasil dificulta bastante a ação da Justiça sobre ela. E como o site não revela nenhum dado sigiloso, ele funciona apenas como uma espécie de agregador, uma lista telefônica digital, dificultando ainda mais qualquer intervenção. De qualquer maneira, ainda é possível recorrer à Justiça caso a solicitação para a remoção das informações a seu respeito não seja atendida.
LEIA MAIS
+Lidas