Inspirado nos trabalhos da alagoana Nise da Silveira e em suas estratégias de criação e resistência, o Núcleo Integrado de Saúde e Existência - NISE, inicia seu primeiro ciclo de Estudos Antimanicomiais e Antiproibicionistas. Os encontros visam partilhar provocações e construir ações coletivas para compreender a loucura e o sofrimento na esfera da cidade.
LEIA TAMBÉM
O movimento da clínica antimanicomial e antiproibicionista constitui-se como um posicionamento ético que busca transformar o ato de cuidar numa ferramenta política em defesa da vida e da diversidade.
Segundo Taciana Araújo, psicóloga e mediadora dos ciclos de estudos, esse encontro busca compreender a história da loucura e a produção da clínica manicomial. “O ciclo trabalhará desde os modelos de saúde centrados na doença, na cura e no hospital, até a construção das Redes de Atenção Psicosocial”, explica a psicóloga.
Serão debatidos, ainda, as dimensões éticas e políticas no processo de produção de cuidado em Saúde Mental; as produções de conhecimento e suas estruturas de saber-poder.
As inscrições vão até dia 15 de maio, e precisam ser confirmadas presencialmente na sede do Nise, situado na rua Miguel Palmeira, número 500, no bairro do Farol. Os ciclos de estudos têm início a partir do dia 16 de maio e vão até 16 de agosto.
Todo o material didático está incluso na inscrição.
Mediadores
Taciana Araújo ( CRP - 15/3849)
Psicóloga e especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Sócia do Nise, tem formação em psicologia fenomenológica - existencial, e desenvolve trabalhos com adultos e adolescentes nas temáticas de gênero e sexualidade. Possui, ainda, vasta experiência no campo da saúde mental, psicologia social e comunitária.
Wanderson Vilton ( CRP 15/4973)
Psicólogo e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação do Núcleo E-politcs /UFRGS). Membro da Comissão de Direitos Humanos da CRP. Associado à ABRAPSO/2011. Atua no campo da psicologia Social, a partir de estudos foucaltianos em interface com outros autores.
Sobre o Nise
O Núcleo Integrado de Saúde e Existência é um espaço voltado para a promoção de práticas integradas de saúde mental, sustentado a partir da perspectiva da Clínica Ampliada, da humanização do cuidado e da valorização da cultura como modos de produção existencial.
Além de atendimentos psicoterapêutico individual, em casal, familiar ou em grupo, o Nise também oferta supervisão clínica e institucional; oficinas; cursos; consultoria para profissionais e estudantes da saúde que buscam qualificar suas práticas; e desenvolvimento de projetos para escolas; empresas; associações de bairros; organizações não-governamentais e movimentos sociais.
Serviço
Público: estudantes e profissionais do campo da saúde, educação, assistência social, cultura e articuladores de movimentos sociais e comunitários.
Início: 16 de maio a 16 de agosto
Local: Rua Miguel Palmeira, número 500, Farol.
Mais informações: (82) 9 9602-2428 / (82) 9 9969-3803
LEIA MAIS
+Lidas