O filme brasileiro 'O Agente Secreto' conquistou dois prêmios no Globo de Ouro 2026, incluindo Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama para Wagner Moura, destacando-se em uma cerimônia que ocorreu em Los Angeles.
Esta vitória marca a primeira conquista brasileira na premiação em 27 anos, desde 'Central do Brasil', e o diretor Kleber Mendonça Filho dedicou o prêmio aos jovens cineastas, enfatizando a importância de criar filmes em momentos desafiadores.
Além disso, 'Hamnet' levou o prêmio de Melhor Filme de Drama, enquanto a série 'Adolescência' foi a mais premiada da noite, com quatro troféus, incluindo Melhor Série Limitada e Melhor Ator Coadjuvante.
"O Agente Secreto" trouxe dois prêmios do Globo de Ouro 2026 para o Brasil na madrugada desta segunda-feira (12). A produção brasileira ganhou na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Wagner Moura, estrela do longa, levou o troféu de Melhor Ator em Filme de Drama.
LEIA TAMBÉM
A cerimônia da 83ª edição do Globo de Ouro aconteceu no hotel The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
"O Agente Secreto" ainda concorria na categoria de Melhor Filme de Drama, mas acabou perdendo para "Hamnet". Confira abaixo os destaques da noite:
Kleber Mendonça Filho dedica Globo de Ouro a jovens cineastas
O filme dirigido por Kleber Mendonça Filho fez história ao ganhar o primeiro Globo de Ouro depois de 27 anos desde que "Central do Brasil" conquistou o prêmio.
O diretor agradeceu à equipe do longa e dedicou o troféu aos jovens cineastas. "Eu adoraria dizer muito obrigado à Vitrine Filmes no Brasil que fez com que 'O Agente Secreto' virasse um blockbuster pouco usual na nossa casa. Agradecer à nossa equipe e ao elenco maravilhoso [...] Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo", disse.
"Eu tenho a grande honra de estar nesse grupo de língua não inglesa, e ao lado de grandes filmes dos Estados Unidos. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento na história para fazer filmes aqui nos Estados Unidos, no Brasil… Jovens diretores da América: façam filmes!”, concluiu.
Confira o momento:
Wagner Moura fala em português no palco do Globo de Ouro
Após vencer na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, Wagner Moura agradeceu e, ao final do seu discurso, se dirigiu ao povo brasileiro falando em português.
"Muito obrigado, Globo de Ouro. Indicados, vocês são extraordinários, vocês são atores incríveis. Muito obrigado pela sua amizade. Kleber Mendonça Filho, meu irmão, você é um gênio, e eu agradeço a você por isso e muitas outras coisas. Se o trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem ser passados por gerações. Esse prêmio vai para aqueles que estão seguindo seus valores em momentos difíceis", disse.
Em português, completou: "Para todo mundo no Brasil assistindo isso agora, viva o Brasil, viva a cultura brasileira!"
"Hamnet" ganha o principal prêmio da noite
"Hamnet" desbancou "O Agente Secreto", "Frankenstein", "Foi Apenas um Acidente" e mais fortes concorrentes.
A produção é uma adaptação do livro homônimo de Maggie O'Farrell. A trama conta a história do filho do Bardo, que morreu jovem, e narra a história de amor que inspirou a criação de "Hamlet", de William Shakespeare.
O título é estrelado pelos atores indicados ao Oscar Jessie Buckley ("A Filha Perdida" e "Estou Pensando em Acabar com Tudo") e Paul Mescal ("Aftersun" e "Gladiador 2"). Emily Watson ("Ondas de Destino" e "Duna: A Profecia") e Joe Alwyn ("A Favorita" e "O Brutalista") também estão no elenco.
O filme tem estreia prevista para 15 de janeiro de 2026 no Brasil.
"Adolescência" e "Uma Batalha Após a Outra" são destaques da noite
"Adolescência" foi a série mais premiada da noite, com quatro troféus. A produção saiu vencedora nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante - Televisão (Owen Cooper), Melhor Ator de Filme para TV ou Série Limitada (Stephen Graham), Atriz Coadjuvante de TV ou Minissérie (Erin Doherty) e Melhor Série Limitada.
Owen Cooper, de 16 anos, é o segundo mais novo da história a vencer uma categoria na premiação. Antes dele, o ator Ricky Schroder venceu o Globo de Ouro com apenas 9 anos, se tornando o mais jovem a conquistar um prêmio. Na época, ele ganhou a categoria Melhor Nova Estrela do Ano pelo filme "O Campeão", em 1980. Apesar disso, Cooper é o mais jovem a vencer a categoria Melhor Ator Coadjuvante em Televisão, por seu papel como Jamie Miller em "Adolescência".
"Uma Batalha Após a Outra", que havia sido a produção mais indicada ao Globo de Ouro, também foi o filme mais premiado da noite. O longa saiu vitorioso em quatro categorias: Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro.
Foi a primeira vez que Paul Thomas Anderson ganhou um Globo de Ouro por seu trabalho. O diretor já havia recebido indicações ao Oscar e a outros prêmios importantes ao longo da carreira, mas nunca tinha conquistado um Globo de Ouro até esta madrugada.
LEIA MAIS
+Lidas