por Deisy Nascimento
LEIA TAMBÉM
Todo mundo que tem um bichinho de estimação de alguma forma mantém o contato por meio de um diálogo diferenciado onde o tutor fala frases com entonação que o pet acaba entendendo com o tempo e ajuda na comunicação entre ambos. São frases chamando para passear, para comer, brincar, tomar banho, por exemplo.
O diálogo entre o pet e o tutor ajuda, e muito, na saúde mental, mesmo que o animal não compreenda as palavras da mesma forma que um humano.
Neste semana o blog Meu Bichinho conversou com a psicóloga Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558). Ela disse que a experiência entre tutor e pet vem ganhando destaque na sociedade contemporânea devido a diversos fatores, principalmente ao fator de que as famílias diminuíram. “Se os nossos avós e pais tinham muitos filhos, nossa geração tem um ou nenhum. Por esses fatores, há o possível aumento dessa relação entre os animais e o ser humano. É importante entender que o pet não é o susbstituto de uma pessoa, mas ele é um substituto do tipo de vínculo que nos traz pertencimento, nos traz materialidade para ocupar o cotidiano. Essa experiência é o que fortalece e eu acho que é o preditor da saúde mental que tá na relação entre o tutor e o pet. É a experiência do amor no sentido amplo, de você se sentir importante, que você tem alguém para cuidar, mas que demande menos do que o filho humano”, explicou.
Em relação aos benefícios dessa “conversa” com o animal, a psicóloga falou que de certo modo ele entende o que nós queremos dizer por conta da entonação. “Ele compreende os comandos, frases de forma positiva. “Outro ponto importante é dizer que o amo, que estarei sempre ali, nos traz pro agora. Essa é uma demanda minha, mas que acaba fortalecendo essa relação. Tal convivência com o pet fortalece a nossa experiência de sujeito no mundo. Pontuo, ainda, que esses problemas de ansiedade, de problemas psíquicos na contemporaneidade está muito atrelado ao fato de não estarmos no agora, mas no passado ou pensando no futuro e a experiência de conviver com um ser, mesmo não sendo humano, mas que necessita de afetividade nos traz para o mundo atual. E, se conseguimos estabelecer essa relação com o pet isso nos fortalece e ajuda a melhorar a saúde mental”, comentou.
Benefícios para o tutor:
- Redução do estresse e da ansiedade
- Sensação de acolhimento e vínculo emocional
- Organização emocional
- Combate a solidão e a depressão
Benefícios para o pet:
- Segurança emocional
- Fortalecimento do vínculo
- Melhor comportamento
LEIA MAIS
+Lidas