O que é o Needoh Cube? Tendência viral com o brinquedo causa queimaduras graves em menino

Publicado em 05/02/2026, às 16h55
Foto: Reprodução/Redes Sociasi
Foto: Reprodução/Redes Sociasi

Por Revista Crescer

Caleb Chabolla, um menino de 9 anos de Illinois, está se recuperando de queimaduras no rosto após colocar um brinquedo sensorial no micro-ondas, que explodiu, causando ferimentos graves.

O incidente está ligado a uma tendência perigosa nas redes sociais, onde crianças tentam aquecer o Needoh Cube para torná-lo mais maleável, sem compreender os riscos envolvidos.

O Centro Médico da Universidade Loyola já atendeu quatro casos semelhantes este ano e alerta sobre os perigos de desafios virais, enquanto a família de Caleb busca conscientizar outros sobre a segurança infantil e a necessidade de supervisão adulta.

Resumo gerado por IA

Caleb Chabolla, um menino de 9 anos de Plainfield, no estado americano do Illinois (EUA), continua em recuperação, duas semanas após colocar um brinquedo no micro-ondas. Em questão de segundos, explodiu, causando queimaduras em seu rosto.

"Ele estava chorando e gritando: 'Está queimando, está queimando'", disse Whitney Grubb, mãe de Caleb. Whitney conta que o Needoh Cube do filho estourou. Dentro do popular brinquedo sensorial, uma substância espessa, semelhante a gel, esquentou por causa do micro-ondas e grudou no rosto dele.

"Basicamente, o lado direito do rosto dele estava meio que derretendo", disse Whitney. Caleb diz que não se lembra de muita coisa depois que seu brinquedo explodiu. Mas se lembra de onde teve a ideia de colocá-lo no micro-ondas.

"É como um brinquedo antiestresse. Eu não sabia que era uma tendência no TikTok antes, porque uma amiga minha já tinha feito isso, mas ela não se machucou", disse Caleb. A ideia é aquecer o brinquedo para torná-lo mais maleável.

A mãe de Caleb diz que o filho não ficou sabendo disso diretamente pelas redes sociais, mas, mesmo assim, acabou sendo vítima dessa tendência perigosa. "Essas pessoas não têm noção das repercussões que esses desafios e tendências absurdas podem causar às crianças, principalmente às mais novas", disse Whitney.

Tendência perigosa

O Centro Médico da Universidade Loyola afirma que Caleb é o quarto caso que eles viram este ano envolvendo os Cubos Needoh. "Vemos os resultados negativos dos desafios do TikTok o tempo todo", disse Kelly McElligott, coordenadora do programa de atendimento a vítimas de queimaduras do Centro Médico da Universidade Loyola.

"As pessoas que se machucam não necessariamente postam os vídeos no TikTok. Você só vê os vídeos divertidos, que parecem legais", completou.

Gostou? Compartilhe