O que esperar do tempo e do clima neste fim de semana em Alagoas?

Publicado em 20/03/2026, às 11h46
Theo Chaves/TNH1
Theo Chaves/TNH1

Por Secom Alagoas

Entre os dias 20 e 21 de outubro, Alagoas deve enfrentar um clima quente e seco, com temperaturas que podem atingir 36°C no Sertão, enquanto no Litoral as máximas ficam em torno de 31°C. A mudança nas condições climáticas está prevista para domingo, quando há expectativa de chuvas passageiras, especialmente nas regiões litorâneas.

A presença de uma massa de ar quente e seco é responsável pelo céu limpo e pela redução da formação de nuvens durante o início do fim de semana. No interior do estado, as temperaturas se mantêm elevadas, com destaque para o Agreste e o Sertão, onde o clima seco predomina também à noite.

No domingo, a instabilidade atmosférica deve trazer um aumento da nebulosidade e chuvas rápidas, principalmente no Litoral e na Zona da Mata. A previsão indica uma transição climática, com um aumento gradual da umidade após um período de tempo firme.

Resumo gerado por IA

A previsão indica tempo firme e temperaturas elevadas em Alagoas entre sexta-feira (20) e sábado (21), com predomínio de sol em todas as regiões e máximas que podem chegar a 36°C no Sertão. No domingo (22), as condições do tempo mudam, com aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas passageiras, principalmente no Litoral e na Zona da Mata, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Na sexta-feira (20) e no sábado (21), a atuação de uma massa de ar quente e seco mantém o céu aberto e reduz a formação de nuvens. No Litoral, incluindo Maceió, as temperaturas variam entre 22°C e 31°C, com ventos de leste e nordeste de intensidade fraca a moderada.

No interior, as temperaturas ficam mais elevadas, especialmente no Agreste e no Sertão, onde os termômetros alcançam entre 35°C e 36°C, com predomínio de tempo seco também no período da noite.

No domingo (22), a instabilidade atmosférica volta a influenciar parte do estado. No Litoral e na Zona da Mata, o dia tem variação de nebulosidade, com períodos de sol intercalados com aumento de nuvens e possibilidade de chuvas rápidas, sobretudo pela manhã e à noite.

No Baixo São Francisco, o tempo fica mais nublado ao longo da tarde, enquanto no Agreste e no Sertão o sol continua predominando, mantendo o clima quente e seco.

A tendência é de um cenário de transição, com estabilidade no início do fim de semana e retorno gradual da umidade no domingo (22), especialmente nas regiões litorâneas.

Gostou? Compartilhe