Cotidiano

O que fazer quando não chegar ao aeroporto no horário do embarque?

Tribuna do Ceará | 18/12/18 - 10h27
Agência Brasil

Chegar ao aeroporto com antecedência de, pelo menos, 1 hora em caso de voos nacionais e de 2 horas em voos internacionais é fundamental para evitar dores de cabeça ao embarcar. Com o fluxo maior de passageiros, o tempo de despacho das malas, o check-in e o acesso às salas de embarque pode demorar. Em caso de perda do horário de embarque, o que pode ser feito pelo passageiro?

Algumas companhias aéreas orientam a alterar o horário do voo caso não consigam chegar a tempo para o embarque. Ainda assim, há taxas a serem pagas conforme definido no momento da compra da passagem.

Há empresas que aplicam multas caso o usuário não compareça ao voo. 

Latam

“A Latam Airlines Brasil orienta que, caso não consiga embarcar no voo reservado, o passageiro deve solicitar a alteração da viagem ou o reembolso do valor pago, respeitando o período de validade da passagem aérea em questão. Em ambos os casos, serão aplicadas as regras do perfil de tarifa correspondente ao bilhete aéreo adquirido.

O procedimento pode ser realizado em lojas Latam nos aeroportos ou em agências da Latam Travel, assim como na Central de Vendas, Fidelidade e Serviços da companhia, disponível pelos telefones 4002-5700 (para capitais) e 0300 570 5700 (para todo o Brasil)

A empresa reitera que segue todas as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que regem as práticas do setor aéreo e o código de defesa do consumidor”

Azul linhas aéreas 

“Em voos domésticos, no caso de não comparecimento para embarque (no-show), a companhia cobra uma taxa de R$ 330. Em seguida, se assim quiser, o Cliente precisa pagar a diferença tarifária para ter acesso à reserva de um novo voo. As regras para a remarcação do voo podem ser conferidas no site da campanhia“.

O Tribuna do Ceará solicitou informações para Avianca, mas até o momento não recebeu nenhuma informações até o fechamento desta matéria. A Gol Linhas Aéreas orientou entrar em contato com a Associação Brasileiras de Empresas Aéreas (Abear), mas até o momento não tivemos retorno da associação.