O caso de uma ossada humana encontrada na areia da praia de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres (AL), tem chamado a atenção dos moradores da região. Nesta quarta-feira (10), a Polícia Científica confirmou que irá iniciar o protocolo de identificação.
LEIA TAMBÉM
A ossada foi localizada por moradores na última terça-feira (9). Eles relataram que avistaram uma jaqueta parcialmente enterrada e, ao se aproximarem, perceberam que havia ossos humanos. A cabeça da vítima não foi encontrada.
A PERÍCIA
A perícia foi realizada por Everton Pinheiro, do Instituto de Criminalística de Maceió. Ele explicou que não foi possível identificar lesões que indiquem a causa da morte.
Do crânio, por exemplo, só foi possível recuperar apenas uma parte da arcada dentária, devido à delicadeza e à complexidade do trabalho no local. Pela destruição dos tecidos moles, não foi possível identificar lesões que confirmassem a causa da morte, entretanto há possibilidade de identificação pelo DNA", afirmou o perito criminal.
Além da jaqueta, foram encontrados também uma bermuda jeans e uma cueca vermelha. As peças de roupa foram recolhidas e podem auxiliar nas investigações.
PRÓXIMAS MEDIDAS
A ossada foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, onde passará por exame de antropologia forense. O médico-legista Luiz Mansur explicou quais serão os próximos passos para tentar identificar a vítima e a causa da morte.
No exame de antropologia forense, realizamos uma análise detalhada dos restos mortais com o objetivo de estabelecer o perfil bioantropológico da vítima. A partir desse estudo, conseguimos determinar características como sexo, idade aproximada, estatura e ancestralidade - informações fundamentais para auxiliar na identificação do indivíduo", afirmou Mansur.
A equipe também avaliará a possibilidade de identificação por meio de exame odontolegal, embora apenas parte da arcada dentária tenha sido encontrada. Esse exame, porém, só poderá ser realizado caso a família apresente documentação odontológica da vítima.
"Se isso não for possível, será coletada uma amostra de fragmento ósseo para realização de exame de DNA", explicou o médico-legista.
PODE SER DE ALGUM DOS JOVENS DESAPARECIDOS
O material genético coletado será comparado com o DNA de familiares de quatro jovens que estão desaparecidos na região da Costa dos Corais. A informação foi confirmada pela perita criminal Bárbara Fonseca.
Caso o resultado seja negativo, os dados serão inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), para cruzamento com informações da rede integrada dos bancos estaduais.
A Polícia Cientifica orienta que, caso alguém reconheça as vestimentas encontradas pela perícia e tenha um familiar desaparecido na região que ainda não foi denunciada, procure a delegacia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência. Em seguida, um familiar de primeiro grau deverá comparecer ao IML para fornecer material genético, possibilitando o confronto de DNA.
LEIA MAIS
+Lidas