Economia

Obras da Educação geram dois mil empregos em toda Alagoas

Em dois anos e meio, construções de escolas e ginásios, além das obras de manutenção predial das unidades de ensino proporcionaram oportunidade de emprego.

05/08/17 - 09h32
assessoria

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), gera mais de dois mil empregos com a construção e reformas de escolas e ginásios da rede pública estadual.

Em dois anos e meio de gestão, o vice-governador e titular da pasta da Educação, Luciano Barbosa, reformou mais de 120 unidades de ensino, construiu cinco escolas, além de entregar 38 novos ginásios.

Vale ressaltar que a rede estadual contava com apenas 34 quadras cobertas para a prática esportiva até 2015. Atualmente já há mais do que o dobro. E até o próximo ano, será triplicado o número de ginásios.

De acordo com o secretário Luciano Barbosa, as obras têm proporcionado melhorias para os estudantes, mercado local, e comunidade. “Temos várias empresas atuando, e gerando a oportunidade de emprego nos municípios onde as obras estão sendo realizadas, fomentando a economia local”, informa Barbosa.

Um dos beneficiados pelas ações do Governo de Alagoas é o carpinteiro Valdemiro Souza (foto acima). Ele, que está trabalhando na primeira fase da construção do Centro de Ensino Integral de Arapiraca, conta que exerce a profissão há quase 25 anos, e que a vaga de emprego surgiu na hora exata.

“Graças a Deus a oportunidade surgiu. Vai fazer um mês que eu pude voltar a trabalhar. A situação está muito difícil e o emprego ajuda muito”, afirma Souza.

Em Maceió, as ações do governo também foram sentidas pelos funcionários responsáveis pelo processo de revitalização do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), localizado no bairro do Farol.

O servente de pedreiro Amaro Antônio dos Santos (foto acima) está trabalhando na obra a pouco mais de um ano e conta que, antes da oportunidade, estava desempregado há dois anos. “O emprego é muito bom, ainda mais nessa época de crise. A iniciativa do Governo também, porque além de me ajudar, ajuda mais de 60 pessoas que estão na construtora”, conta.

O pedreiro José Rosa da Silva Filho conta que estava desempregado há sete meses. Aos 49 anos de idade, ele agradece por puder exercer a sua profissão. “Todo mundo fica feliz com um trabalho. É uma chance de sustentar a família dignamente”, relata.