Saúde

Oito dicas que vão ajudar você a parar de roncar e dormir melhor

Metrópoles | 27/07/21 - 20h32
Reprodução

Roncar é um problema comum, mas que afeta a qualidade do sono e até a relação entre casais.

Quem possui o problema deve procurar um otorrinolaringologista para compreender a causa do ronco, já que outras questões podem estar associadas ao sintoma.

As possíveis razões para o incômodo vão desde a ocorrência de nariz entupido por alergia ou sinusite até alterações no septo do nariz, que, em alguns casos, necessitam de cirurgia corretiva. Veja alternativas de solução para resolver roncos:

1. Elevar a cabeceira da cama

Uma boa forma para parar de roncar é elevar a cabeceira da cama em dez centímetros, utilizando suporte de cama, blocos de cimento, madeira maciça ou livros velhos, por exemplo. Isso ajuda a manter o corpo mais inclinado e as vias respiratórias abertas facilitando a passagem do ar, diminuindo o ronco.

2. Utilizar travesseiro anti-ronco

O travesseiro anti-ronco permite um maior relaxamento dos músculos do pescoço e da garganta, mantendo as vias respiratórias abertas e facilitando a passagem do ar pela traqueia, o que ajuda a parar de roncar.

Esse travesseiro pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos ortopédicos.

3. Evitar dormir de costas

Dormir de costas pode fazer com que a pessoa ronque mais e isto ocorre porque ao deitar de costas a língua pode se mover para o fundo da garganta, bloqueando o fluxo de ar para as vias respiratórias, causando o ronco.

Deve-se dar preferência por dormir de lado, isso permite que o pescoço fique reto e o ar flua mais facilmente pelas vias respiratórias, ajudando a reduzir ou parar o ronco.

4. Utilizar uma faixa anti-ronco

A faixa anti-ronco, também chamada de queixeira, é outra boa opção para parar de roncar, pois ajuda a manter a boca fechada, impedindo que a mandíbula fique relaxada e evitando que as vias aéreas sejam pressionadas, o que leva ao aumento do ronco.

5. Utilizar um clip anti-ronco

O clip anti-ronco, ou dilatador nasal, é um dispositivo colocado na parte externa do nariz, chamada ponte, que é a cartilagem que separa as duas narinas, ajudando a aumentar o espaço para a passagem do ar, facilitando e tornando a respiração mais eficaz e ajudando a parar de roncar.

Este dispositivo pode ser encontrado em farmácias, drogarias ou lojas especializadas em dispositivos médicos.

6. Usar um adesivo nasal

O adesivo nasal, também chamado de faixa nasal, é uma fita adesiva aplicada na parte superior do nariz que ajuda a facilitar a passagem do ar pelas narinas, facilitando a respiração ou aliviando a congestão nasal que pode causar ronco.

Esse adesivo pode ser comprado em farmácias ou drogarias.

7. Utilizar sprays nasais

Os sprays nasais hidratam e lubrificam a boca e a garganta reduzindo a vibração das vias aéreas e facilitando o fluxo de ar, o que ajuda a reduzir o ronco ou a parar de roncar.

Além disso, esses sprays são muito úteis para aliviar a congestão nasal causada por alergias, gripes e resfriados ou sinusite, que podem causar ou aumentar o ronco. Os sprays são encontrados em farmácias ou drogarias.

8. Evitar tomar remédio para dormir

Evitar tomar remédios para dormir ajuda a parar de roncar, pois esses remédios provocam um relaxamento excessivo da garganta provocando ou aumentando o ronco. No entanto, se o seu caso tem indicação médica, é importante avaliar com o profissional de saúde qual é a melhor alternativa para o seu bem estar geral.