Brasil

Ônibus param em Recife e apenas 25% da frota de Aracaju circula

JC online | 14/06/19 - 08h24
Funcionários de empresa de transporte pararam em Recife | JC online

Apesar de o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco não ter se posicionado sobre a adesão à greve geral, motoristas da Itamaracá não estão circulando na manhã desta sexta-feira (14) devido a uma manifestação que está sendo realizada em frente à garagem da empresa, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Um grupo bloqueia a entrada e a saída dos ônibus desde as 4h. De acordo com os manifestantes, o protesto é contrário à reforma da Previdência. Usuários relatam dificuldades para pegar ônibus na manhã desta sexta.

"Estamos aqui desde 4h16 lutando a favor da greve geral e contra a reforma da Previdência. Estamos aqui em prol dos trabalhadores da classe dos rodoviários, que sofrem na mão do monopólio das empresas de ônibus de Pernambuco. Ficaremos aqui na garagem até o último momento", declara Emerson Coelho, que participa do protesto. No terminal integrado de Xambá, em Olinda, também na RMR, a movimentação de passageiros é grande e os ônibus não estão chegando normalmente. 

Metrô só horários de pico : Devido à adesão dos metroviários à greve geral, as linhas Centro e Sul do metrô do Recife só funcionam em horários de pico na manhã desta sexta-feira (14). As estações estarão abertas das 5h às 9h e das 16h às 20h. A linha Diesel (VLT) não funcionará nesta sexta.

ARACAJU

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) informou que o transporte público coletivo de Aracaju e da região metropolitana, até às 7h estava com menos de 25% dos ônibus nas ruas.

"As empresas Viação Progresso e Viação Atalaia conseguiram liberar alguns poucos ônibus, mas a garagem da Viação Modelo continua totalmente bloqueada por manifestantes. Eram para ter saído pelo menos 200 ônibus no total do sistema conforme a liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), determinando que 40% do efetivo de trabalhadores estivesse em operação, mas isso não aconteceu. Foram menos de 120 ônibus liberados no total, então as linhas estão operando com muita dificuldade. Sem a liberação da frota da empresa Modelo não será cumprida a determinação do TRT. Como o sistema de transporte é integrado, a falta dos ônibus da Viação Modelo nas ruas está prejudicando os trajetos da população, principalmente com a saída a partir dos Terminais de Integração", diz a nota.