O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou na manhã desta quinta-feira (22) que o apagão registrado às 15h48 de ontem atingiu, de alguma forma, todas as regiões do Brasil.
LEIA TAMBÉM
Para evitar um problema maior, os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste foram desconectados, e as cargas de energia interrompidas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul foram restabelecidas em cerca de 20 minutos.
De acordo com o último posicionamento da empresa, na região Norte houve desligamento em Manaus, Macapá, Palmas e Belém, além da maior parte das cargas dos estados do Maranhão e do Pará, totalizando 5.270 MW. A usina de Tucuruí permaneceu em operação, atendendo a uma carga de 360 MW.
A tabela a seguir apresenta os horários de conclusão do processo de restabelecimento das cargas das empresas distribuidoras da região Norte:

Na região Nordeste, todos os estados foram afetados com o desligamento de 10.750 MW de carga. Apenas cargas residuais na região de fronteira com o sistema Sudeste continuaram com suprimento de energia. O fato tornou o processo de recomposição mais complexo e demorado na região.
A tabela a seguir apresenta o andamento do processo de recomposição de carga da região Nordeste com os horários de realização de 50% do processo e de término.

Na próxima segunda-feira, dia 26, será realizada uma reunião no Rio de Janeiro para a elaboração do Relatório de Análise de Perturbação que deve determinar as causas da perturbação.
Sobre a origem da perturbação, a nota reforçou de o motivo ser uma falha no disjuntor de interligação de barramentos na subestação Xingu, no estado do Pará, que aconteceu às 15h48.
LEIA MAIS
+Lidas