Maceió

Operação de fiscalização fecha agências bancárias do Centro de Maceió

18/11/15 - 09h05

Operação de fiscalização fecha agências do centro de Maceió (Crédito: TNH1 / Jonnathan Firmino)

Operação de fiscalização fecha agências do centro de Maceió (Crédito: TNH1 / Jonnathan Firmino)

Atualizada às 16h32

Uma operação de fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) de Maceió fecha onze agências bancárias do Centro, nesta quarta-feira (18) que não possuem licença ambiental para funcionamento, nem plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

De acordo com a Sempma, foram fechadas até agora: duas agências do Bradesco, uma do Banco Safra, três do Itaú, uma da Caixa Econômica, três do Santander e uma do Banco do Brasil.

E a situação de irregularidade do setor não se restringe ao Centro. Das 75 agências bancárias existentes em Maceió, somente uma está regularizada e possui licenciamento ambiental.

O atendimento ao cliente fica suspenso até a regularização da situação junto à Prefeitura, mas os caixas eletrônicos funcionam normalmente. As agências que têm mais de cinco anos de funcionamento, pagarão R$ 273 mil de multa.

Em todos os bancos, durante a operação, os clientes reclamavam da falta de responsabilidade das empresas. "Só no Brasil mesmo... Agora, a gente fica com a conta atrasada até que o banco regularize essa situação?", disse Rogério Freitas, funcionário público. Ele disse que tinha um boleto para pagar, somente em uma das agências interditadas.

Funcionários não quiseram falar com a imprensa. A operação recebeu apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e da Guarda Municipal.

O TNH1 entrou em contato com as assessorias de imprensa dos bancos, mas até o momento, apenas o banco Bradesco se pronunciou, afirmando que não iria comentar o caso. A equipe de reportagem do TNH1 ainda aguarda um posicionamento oficial das demais empresas, que deve ser enviado por e-mail.

Veja vídeo do momento em que uma das agências é lacrada por agentes da Sempma: