Operação Língua Suja identifica dois vazamentos de esgoto na Pajuçara

Publicado em 05/09/2025, às 17h29 - Atualizado às 17h40
Equipes de fiscalização realizaram autuações em Maceió - Ascom Iplam
Equipes de fiscalização realizaram autuações em Maceió - Ascom Iplam

Por Secom Maceió

O Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), identificou nesta sexta-feira (5), dois vazamentos de esgoto em Maceió. A ação ocorreu durante mais uma etapa da Operação Língua Suja.

De acordo com as equipes técnicas, o primeiro vazamento foi detectado diretamente nas tubulações de drenagem. O segundo se tratava de um extravasamento que atingiu uma caixa de captação, conhecida como boca de lobo.

A irregularidade foi percebida após o esgoto chegar à faixa de areia da praia. Para localizar a origem, as equipes de drenagem percorreram todo o sistema em busca de possíveis ligações clandestinas, até constatarem que o problema vinha da própria rede coletora de esgoto, que estava extravasando para dentro do sistema de drenagem.

O esgoto identificado deságua na rede de drenagem, provocando poluição na região e provoca a contaminação no sistema de drenagem.

Diante da constatação, a BRK foi imediatamente acionada para realizar o reparo do vazamento e, em seguida, foi autuada.

A reportagem procurou a BRK e aguarda retorno. Em caso de resposta, o posicionamento será acrescentado na matéria. 

A operação Língua Suja tem como objetivo fiscalizar e corrigir irregularidades em drenagem e esgotamento sanitário que comprometem a balneabilidade e a preservação ambiental das praias de Maceió.

Gostou? Compartilhe